As chuvas intensas atingiram o rio Itajaí-Açu e o deixaram sete metros acima do normal, causando estrago em 20 cidades.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Segundo a Defesa Civil, as chuvas que elevaram o nível do rio Itajaí-Açu na tarde desta quarta-feira deixaram cerca de nove mil pessoas prejudicadas.
A situação é mais grave nos municípios de Blumenau, Rio dos Cedros, Jaguará do Sul e Rio do Campo. Em Rio dos Cedros, na região de Timbó, há 200 desabrigados e em Jaguará do Sul seis mil pessoas foram prejudicadas. Na cidade de Rio do Campo, 2.800 pessoas sofreram prejuízo e a cidade de Blumenau está em estado de alerta.
O rio Itajaí-Açu subiu cerca de 30 centímetros em menos de uma hora, chegando ao total de 8,5 metros na manhã desta quarta-feira. A previsão da Defesa Civil é de que o rio chegue aos 10 metros de altura ainda hoje e deixe dezenas de ruas alagadas. Apesar de não haver registro de pessoas feridas, duas casas foram atingidas por lama e desabaram e 11 pontos de deslizamento de encostas já foram detectados. Com 18 pontos de alagamentos, a cidade de Ilhota tem diversos pontos sem acesso, assim como Apiúna que tem vilas isoladas.
As BRs 470, 282 e 280 também ficaram danificadas e foi interditado o acesso a ponto de madeira sobre o rio Matias em Santo Amaro da Imperatriz por precaução. Segundo meteorologistas, a chuva continua até esta sexta-feira e há riscos de temporais para as próximas 24 horas.
Informações de portal G1 e Terra
FOTO: Jandyr Nascimento/Agência RBS