VEJA O VÍDEO! Piada brasileira com o narrador da Rede Globo vira febre na Internet. Brincadeira começou na última quinta-feira, na abertura do Mundial da África do Sul.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
“Cala boca, Galvão” é um dos tópicos mais comentados no Twitter há cinco dias – na frente até mesmo de “Fifa World Cup”.
Ao redor do mundo, alguns acreditaram que se trata de uma campanha para salvar um pássaro em extinção. Outros, que é um clip inédito da cantora americana Lady Gaga. Quem é brasileiro logo entendeu – mas guardou segredo.
Até que o jornal espanhol El País revelou: “na verdade, ‘Cala boca, Galvão’ é uma grande piada dos usuários brasileiros. Galvão Bueno é um dos narradores esportivos mais conhecidos no país do futebol”.
A brincadeira começou na quinta-feira, 10 de junho, durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo da África do Sul. “Galvão Bueno, locutor da TV Globo, não parava de falar durante a transmissão”, descreveu El País nesta segunda-feira, dia 14. Telespectadores brasileiros começaram a publicar a frase “Cala boca, Galvão” em seus microblogs, até que ela entrou nos “trending topics” – a lista dos assuntos mais comentados no serviço.
Quando usuários de outros países perguntaram do que se tratava, os brasileiros criaram uma quantidade de explicações – todas elas falsas, mas com o propósito de fazer com que o termo fosse cada vez mais publicado.
A versão mais difundida diz que Galvão é um pássaro em extinção, e que cada “tweet” com o termo resultaria na doação de R$ 0,10 para um certo “Galvão Institute”. Um vídeo em inglês de qualidade diz que mais de 300 mil desses pássaros são mortos a cada carnaval para confeccionar fantasias com as penas.
O assunto foi parar nos blogs do New York Times, como The Ledeeste, sobre a Copa do Mundo. O Global Voices também explicou o “fenômeno”, que já está até na Wikipedia.
Artistas da Globo saíram em defesa do locutor, com o tweet “Free Galvão”, relatou a Veja. O site de tecnologia Mashable explicou a brincadeira numa lista dos tópicos da Copa mais mencionados no Twitter. O Globo comentou, citando os usuários: “há quem diga que é a maior piada interna do mundo”.
[nh]bdTadK9p14A[/nh]
Galvão Bueno encara protesto com bom humor
“O Ayrton Senna tinha as orelhas grandes e por isso eu o chamava de ‘Dumbo’. Aí, ele me botou o apelido de papagaio. E não é que essa campanha é pra salvar o papagaio Galvão? Isso faz parte, é muito legal. A gente entra na casa das pessoas (transmissão da televisão) e as pessoas têm todo direito de brincar com a gente. Estou sério na campanha”, afirmou Galvão Bueno, quando questionado sobre sua opinião acerca do fênomeno.
Com informações do Jornal Feira Hoje
FOTO: reprodução / O Globo