Casos teriam acontecido entre dezembro de 2008 até dezembro de 2012. Homens ainda são responsáveis por 99,12% das agressões no Brasil.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A Lei Maria da Penha surgiu no ano de 2006. O seu objetivo era de proteger mulheres contra a violência doméstica. Porém, de acordo com o Ministério da Justiça – MJ, elas também vão presas por causa da legislação.
Segundo informações do Departamento Penitenciário Nacional – Depen, órgão do Ministério da Justiça, quase dois mil homens são presos todos os anos por agredirem suas parceiras. Mas nos últimos cinco anos, cerca de 140 mulheres foram detidas nos por “causarem morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial” contra pessoas que vivem no mesmo lugar.
Os registros de prisões ocorreram entre dezembro de 2008 e dezembro do ano passado. As estatísticas são atualizadas semestralmente e as mais atuais foram disponibilizadas há um mês.
As informações não traçam o perfil das vítimas, o que dificulta para saber quantos são homens e quantos são mulheres entre os agredidos pelas 140 detidas.
O número detecta o uso de violência por parte das mulheres. Na outra ponta da das agressões estão namorados, noivos e maridos, mas também violentadas em relações homoafetivas, além de mães, filhas e irmãs vitimadas por agressoras.
Informações de Ig.com.br
FOTO: reprodução / midianews.com.br