Agência Nacional de Telecomunicações vota proposta que prevê estabelecimento percentual mínimo de entrega de velocidade para internet fixa.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
É vítima da lentidão da sua conexão mesmo quando está investindo em uma conexão rápida? Ao que tudo indica, esse problema está próximo do fim. A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel vota nesta quarta-feira, 04, a proposta que estabelece, pela primeira vez, metas de qualidade a serem cumpridas pelas prestadoras de banda larga fixa.
A proposta tem como objetivo estabelecer a entrega, em uma média mensal, de 60% da velocidade de internet que foi contratada. Atualmente, não existe nenhuma obrigação, o que ocasiona o usuário usar uma internet bem mais lenta do que a qual está pagando.
Em acordo com as recomendações do Comitê Gestor de Internet, a meta é de aumento gradual até chegar a 80% da velocidade contratada. A conselheira Emília Ribeiro, relatora do Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, acredita que a proposta não vai encontrar resistência das prestadoras nem dentro da Anatel.
Oferecido pelas prestadoras, um software fará a medição e os dados poderão ser conferidos pelos consumidores, além de ser encaminhado para a Anatel. Em caso de descumprimento, a empresa poderá ser multada e até impedida de comercializar novos acessos por um tempo determinado.
Após aprovação do conselho diretor da Anatel, a proposta ficará em consulta público por 30 dias, com a atualização do Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia, que determina obrigações para os provedores de acesso à internet.
Com informações de Agência Brasil
FOTO: Ilustrativa / Stock.xchng