“É uma felicidade e uma honra imensa ser rainha da São Leopoldo Fest 2021”, declarou Giovana Natiele Gomes, 23 anos. Ela é a rainha da 29º edição da São Leopoldo Fest 2021, maior celebração do município. Ao lado dela, a primeira princesa, Morgana Krebs, 23 anos e a segunda princesa Cássia Azambuja, 22 anos. Coroada como Oma deste ano, Iselda Barden Rosa, de 73 anos. A eleição ocorreu no sábado, 10 de julho, e teve como palco o Clube Orpheu.
O evento aconteceu de maneira atípica este ano, no formato híbrido em live transmitida pelos canais oficiais da Prefeitura de São Leopoldo e da Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult). Recebendo as 17 candidatas, acompanhadas de dois familiares de cada uma, jurados, patrocinadores e representantes da Prefeitura, a escolha da corte seguiu os protocolos de prevenção a covid-19.
As candidatas desfilaram duas vezes, a primeira em traje de passeio e a segunda em traje de gala. Durante o intervalo da live, o evento contou com o show do Baile do Tupete. Após a seleção do júri, a entrega das coroas e das faixas foi feita pela corte antecessora, a rainha Victória Luiza da Silva e princesas Nicole Pacheco de Melo e Júlia Andressa Taube do Amaral.
Em ato de abertura, representando o prefeito Ary Vanazzi, o secretário de cultura Pedro Vasconcellos agradeceu a dedicação da corte anterior e falou sobre a importância da festa para a cidade, que em 2020 não ocorreu devido a pandemia do coronavírus. “Quero saudar a corte atual que honrou a história da nossa cultura. Esta é uma São Leopoldo Fest diferente, que representa mais um marco na história da nossa festa e acreditamos que será bastante acompanhada. Estamos muito felizes e satisfeitos com a audiência e desejamos que todos participem ativamente da programação”, disse o titular da pasta.
Também presente na cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, agradeceu o empenho de todos para celebrar o evento. “É um momento especial que abre os festejos dos 197 anos da imigração alemã no município e marca o bicentenário que vamos comemorar em 2024”, afirmou. O vereador Rafa Souza (PDT) também saudou a todos e falou da importância da festa. “Parabéns a todos por inovarem a festa em meio a pandemia. Esta é uma festa que tem por objetivo resgatar a nossa história e a nossa origem e ao mesmo tempo, nos provocar para pensar no momento que estamos vivendo e também em nosso futuro”, salientou Rafa.
O júri foi composto por: Alessandro Saboia, sócio da Saboia Odontologia; Bado Jacoby, da Start Comunicação; Ka Gil, proprietária da Komunikatu; ; Patrícia Rosa, representando a Sociedade Orpheu; Rodrigo Steffen, da Vale TV; Tamiris Dias, atual Mais Bela Negra de São Leopoldo; e a rainha da São Leopoldo Fest 2019, Victória Luiza.
Novas soberanas da São Leopoldo Fest 2021
“Eu estou muito feliz, é uma grande honra. Só tenho a agradecer a todos que torceram por mim, muito obrigada. Ainda estou muito nervosa, mas tenho certeza que vamos arrasar”, disse (também em libras) a rainha Giovana Natiele Gomes, 23 anos.
“Este momento é muito especial. É a terceira vez que eu tento, já havia me candidatado em 2018 e 2019 e participei da última São Leopoldo Fest vendendo cucas com a minha mãe e agora estou aqui como princesa, realizando este sonho tão esperado. Para mim receber a coroa significa representar a cidade e demonstrar o histórico cultural tão poderoso que São Leopoldo possui”, declarou emocionada a primeira princesa, Morgana Krebs, 23 anos.
“Não tem explicação, é uma felicidade imensa sem fim. Representar a coroação para mim é muito importante, porque carregar este título sempre foi o meu sonho e agora estou conseguindo realizá-lo”, contou feliz a segunda princesa, Cássia Azambuja, 22 anos.
“Estou muito feliz, porque eu adoro esta festa e vivo esta festa que é a São Leopoldo Fest. Em 2018 já fui coroada e deixei bastante recordação e agora pretendo trazer alegria e diversão novamente”, relatou contente a oma, Iselda Barden Rosa, 73 anos.
Festa Solidária rumo aos 200 anos
A programação ocorrerá dos dias 24 a 1º de agosto, em formato híbrido e tem a meta de arrecadar cerca de 20 toneladas de alimentos que serão, posteriormente, distribuídos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) às famílias em situação de vulnerabilidade social do município.
Foto: Thales Ferreira/PMSL