As candidaturas femininas e de pessoas negras às eleições municipais de outubro vão receber recursos de campanha até o dia 8 de setembro, menos de mês antes do primeiro turno do pleito. A data foi acordada nesta segunda-feira, dia 26, durante reunião entre representantes de partidos que vão disputar as eleições e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia. Os partidos pediram ao TSE mais tempo para distribuir as verbas.
De acordo com o calendário eleitoral, os partidos têm até esta sexta-feira, dia 30, para efetuarem a distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário para as candidaturas femininas e de pessoas negras. Para as legendas, o prazo diz respeito à liberação dos recursos nas contas nacionais dos partidos.
Após a liberação, os valores serão distribuídos aos candidatos. Há um argumento de que os recursos do Fundo foram recebidos na semana passada e há dificuldade para fazer o levantamento de todos os candidatos que terão direito aos repasses. Segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que esteve na reunião, alguns candidatos seguer abriram a conta bancária para receber o repasse.
LEIA TAMBÉM: Jornal O Vale: série especial aborda desafios nas cidades, novo colunista de política e mais
Grupo negros agora é maioria
Em outubro, as eleições terão 240.587 candidatos negros, o que representa 52,7% das candidaturas. É a segunda vez na história que o número de candidatos negros supera o de brancos, que este ano são 215.763.
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro.
O segundo está marcado para 27 de outubro apenas nos municípios com mais de 200.000 eleitores, e nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura tenha atingido mais da metade dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos) no primeiro turno.
LEIA TAMBÉM: Estado e prefeituras em socorro a cães e gatos; saiba mais