Decisão do juiz Geraldo Anastácio Brandeburski Júnior é baseada na Lei da Ficha Limpa. Coligação “Meu Coração quer Bis” já anunciou em nota oficial que vai recorrer da decisão.
Felipe de Oliveira [email protected] (Siga no Twitter)
A campanha eleitoral completa um mês em Novo Hamburgo nesta segunda-feira, 06 de agosto, e o ritmo dos candidatos nas ruas ainda é lento. O que acelerou neste fim de semana foram os bastidores, com a aguardada decisão judicial sobre a candidatura do atual prefeito, Tarcísio Zimmermann (PT), favorito à reeleição.
O juiz Geraldo Anastácio Brandeburski Júnior decidiu no início da noite de sábado, 04, acatar o pedido de impugnação feito pela coligação Frente que faz bem, do candidato Paulo Kopschina (PMDB), e negou o registro da candidatura petista. A decisão, no entanto, não impede Tarcísio de fazer campanha. Em nota oficial, a coligação Meu Coração quer Bis diz que recorrerá da decisão e que segue mobilizada em torno do seu candidato.
Tarcísio foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Em 2004, então candidato à prefeitura, ele participou da inauguração do Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Case) e teve o registro cassado naquele ano. Disputou outras duas eleições normalmente porque só com a validade da Lei da Ficha Limpa as condenações por condutas vedadas passaram a tornar o candidato inelegível por oito anos.
O prefeito se diz surpreso, já que “não houve crime”, e que acredita na vitória. “O povo não quer que eu desista e o principal juiz de uma eleição é o povo. Vou recorrer porque não tenho medo da urna”, argumenta. O advogado Jorge Perrone de Oliveira deve entrar com recurso para reverter a decisão da Justiça ainda nesta segunda-feira.
JAIR FOSCARINI – Pela mesma razão que Tarcísio, o ex-prefeito Jair Foscarini (PMDB) teve o registro de sua candidatura a vereador nas Eleições 2012 negado pela Justiça. O peemedebista também participou da inauguração da Case em 2004, motivo pelo qual a eleição a prefeito naquele ano foi anulada e um novo pleito foi realizado em 2005. Como não havia Ficha Limpa na época, Foscarini elegeu-se e exerceu seu mandato até 2008 normalmente.
Dione Moraes também
tem registro negado
A coligação Unidos por um Governo Justo, encabeçada por Dione Moraes (PSC), também teve o registro negado pelo juiz Geraldo Anastácio Brandeburski Júnior. Isso porque o vice, José Schneider (PMN) não poderia concorrer no município em função de que seu partido não tem diretório em Novo Hamburgo. Dione lamenta a decisão, mas antecipa que o PSC escolherá outro candidato para o lugar de Schneider, que não vai recorrer.
Nota oficial da coligação Meu Coração quer Bis
A coligação Meu Coração Quer Bis continuará normalmente com a campanha dos candidatos a prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, e a vice, Lorena Mayer. A coordenação recorrerá da decisão da Justiça Eleitoral, que indeferiu o registro da candidatura da majoritária. O prazo para entrar com recurso se encerra terça-feira, dia 7 de agosto. Independente da decisão judicial, a campanha seguirá nas ruas, fortalecida com o reconhecimento da comunidade e o desejo de continuar avançando.
—
FOTO: divulgação / PT