Renúncia foi anunciada nesta segunda-feira e justificativa é decisão judicial que indeferiu seu registro pelo mesmo motivo que envolve candidatura de Tarcísio Zimmermann. .
Felipe de Oliveira [email protected] (Siga no Twitter)
O ex-prefeito Jair Foscarini (PMDB) não é mais candidato a vereador em Novo Hamburgo. A renúncia foi confirmada nesta segunda-feira, dia 13, e a justificativa é o processo judicial que impede a sua candidatura.
Leia Mais
“Vamos vencer na justiça e no voto”, diz Tarcísio Zimmermann
Justiça nega registro de candidatura, mas Tarcísio Zimmermann segue em campanha
Há pouco mais de uma semana, o peemedebista teve o registro de sua candidatura indeferido pelo juiz Geraldo Anastácio Brandeburski Júnior em razão da condenação que tem por conta de ter participado da inauguração de um órgão público em 2004, quando era candidato a prefeito. Na ocasião, ele e o também candidato Tarcísio Zimmermann (PT) tiveram seus registro cassados pelo mesmo motivo e a eleição foi anulada.
Foscarini foi candidato novamente em 2005, no pleito suplementar determinado pela Justiça, eleito e exerceu seu mandato porque não existia a Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010, e que deu sustentação ao processo que corre hoje. Zimmermann, atual prefeito, também teve seu registro com vistas a reeleição negado e recorreu da decisão.
Estratégia
O que comenta-se nos bastidores da política local é que a renúncia de Jair Foscarini tem a ver com uma estratégia do PMDB para garantir que a decisão que negou o registro à Tarcísio Zimmermann seja mantida pela Justiça Eleitoral. Foscarini era um dos principais nomes peemedebistas na disputa pela na Câmara Municipal e sua saída pode representar menos cadeiras para o partido. Ele deve concorrer a deputado em 2014 – estadual ou federal.
FOTO: arquivo / novohamburgo.org