Faltando pouco mais de uma semana para o segundo turno, candidata petista à Presidência da República teria 56% das intenções de votos válidos, contra 44% do tucano.
Felipe de Oliveira [email protected] (Siga no Twitter)
Se o segundo turno das Eleições 2010 fosse hoje, Dilma Rousseff (PT) venceria a briga pela Presidência da República. E com folga.
É o que revela pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira, dia 22. A candidata do PT aparece com 56% das intenções de votos válidos, contra 44% de José Serra (PSDB). A diferença é a mesma apontada pelo Ibope essa semana: 12 pontos percentuais. O Sensus foi o único ?instituto a dar uma diferença menor nos últimos dias, de pouco mais de 5%.
Leia Mais
Sensus mostra Dilma com 52,8% e Serra com 47,2%
Ibope confirma aumento da vantagem de Dilma sobre Serra
Nos votos totais, Dilma aparece com 50% – tinha 47% há uma semana. Serra tem 40% – tinha 41%. Votos brancos e nulos somam 4%. Indecisos oscilaram de 8% para 6%. Em relação ao último levantamento do Datafolha, as alterações estão no limite da margem de erro. A petista tinha 54% e com mais dois pontos foi a 56%; o tucano tinha 46%, caiu para 44%.
A pesquisa foi encomendada pela Folha de S. Paulo e Rede Globo e registrada no Tribunal Superior Eleitoral – TSE com o número 36.536/2010. Foram entrevistadas 4.037 pessoas em 243 cidades durante a quinta-feira, 21. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
MARINA – A maioria dos eleitores que votou em Marina Silva (PV) no primeiro turno, segue optando por José Serra. Dilma Rousseff, no entanto, diminui a vantagem do adversário nesse extrato do eleitorado. A petista cresceu oito pontos, de 23% para 31%. O tucano tem agora a preferência de 46% dos “marineiros”. Antes, tinha 51%.
Chance de virada é pequena
A julgar pela pesquisa do Datafolha, Dilma Rousseff deve mesmo ser a primeira mulher a governar o Brasil. Faltando pouco mais de uma semana para o pleito, é pequeno o número de eleitores que se dizem suscetíveis a mudança: 88% declaram-se totalmente decididos sobre em quem votar no dia 31 de outubro. Apenas 10% cogitam mudar.
José Serra, por sua vez, deve apostar nos programas de TV se quiser “virar o jogo”. Aumentou a audiência dos comerciais dos candidatos. Essa semana, 63% dos entrevistados afirmaram ter assistido pelo menos uma vez. Na semana passada, o percentual era de 52%.
O debate Folha/RedeTV!, realizado no último domingo, 17, foi visto inteiro ou em parte por 25% dos eleitores. Entre eles, 24% disseram que Serra foi o vencedor e 23%, Dilma. Quando se considera só os que viram na íntegra, o tucano é apontado como vencedor por 47%, contra 37%.
Com informações de Folha de S. Paulo
FOTO: Agência EFE