No Senado, Renan Calheiros é reeleito. Na Câmara, o petista Arlindo Chinaglia venceu o também governista Aldo Rebelo
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2007/2008 na noite desta quinta-feira. Ele venceu no segundo turno, com 261 votos contra 243 de Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Seis deputados votaram em branco. Um megabloco, formado para disputar o cargo, dava apoio ao petista.
A eleição foi para o segundo turno pois na primeira votação Chinaglia teve 236 votos, enquanto Rebelo ficou em segundo lugar com 175 votos. O candidato tucano Gustavo Fruet (PSDB-PR) teve 98 votos e outros três foram registrados como brancos. Como nenhum obtive 257 votos (metade do total mais um), houve a nova disputa.
Leia também: Renan Calheiros é reeleito no Senado
Dos 513 deputados empossados na manhã desta quinta-feira, 512 parlamentares votaram na eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2007/2008. Somente o deputado Camilo Cola (PMDB-ES) justificou a ausência.
Pela primeira vez, a votação foi eletrônica e em nove urnas. Antes, a eleição era feita em cédulas de papel, o que dificultava o processo de votação e a apuração dos votos. Desta vez, a votação durou pouco mais de duas horas, ao contrário dos anos anteriores, que já chegou a durar 13 horas.
A apuração dos votos foi rápida. A apuração dos demais cargos da Mesa (vice-presidências, secretarias e suplências) só ocorrerá após a divulgação do nome do novo presidente.
Antes mesmo de ser revelado o resultado das urnas da Câmara dos Deputados, cinco nomes já estão definidos para a Mesa Diretora: Nárcio Rodrigues (PSDB-MG) e Inocêncio Oliveira (PR-PE) para a primeira e segunda vice-presidência, respectivamente, Ciro Nogueira (PP-PI), Waldemir Moka (PMDB-MS) e José Carlos Machado (PFL-SE) para a segunda, terceira e quarta secretaria. Fonte: Agência Brasil