Os três eixos que aproximam o Cooperativismo da “Economia da Paixão” – protagonismo, pertencimento e comunidade – foram temas do encontro do comitê “Elas pelo Coop RS”, que aconteceu na última quinta-feira, 29, na Casa do Cooperativismo na Expointer. Esta simbiose foi explorada na palestra de Paula Costa, pesquisadora e comunicóloga, que iniciou pedindo que as presentes respirassem e se olhassem. O objetivo era a conexão, princípio chave para a economia da Paixão.
“Conexão é protagonismo, pertencimento e comunidade e as cooperativas conhecem bem esses temas, não é?”, brincou com o público. A Economia da Paixão é orientada pelo conceito de comunidade, conforme explica Paula. “Ela consiste em a gente entender que todo o nosso funcionamento em qualquer coisa, seja um modelo econômico de negócio, família, equipe de trabalho, é baseada no funcionamento coletivo. A gente sociologicamente depende de um dos outros para sobreviver”.
Elas protagonistas do destino
O comitê “Elas Pelo Coop RS”, programa do Sistema Ocergs tem o objetivo de estimular e disseminar o protagonismo feminismo no cooperativismo gaúcho, por meio de ações de capacitação e integração com as cooperativas. A palestrante destacou que o trabalho é vital para a jornada das mulheres dentro das cooperativas.
Avança Mulher Empreendedora
Também participaram do encontro, representando o programa do Estado “Avança Mulher Empreendedora”, a secretária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, com a presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren de Vargas Momback.
O Sistema Ocergs participa do programa como parte do grupo de trabalho Capacitação e Formação, que tem encontros mensais. A presidente da JucisRS destacou a importância da atuação das cooperativas e do comitê como forma de ‘empoderar ‘e incentivar mulheres empreendedoras que precisam reconstruir o que perderam e colocando as cooperativas como um caminho.