Grupo veio conhecer práticas pedagógicas da rede municipal, reconhecida pela valorização das infâncias e da natureza
Intercâmbio de saberes na Educação Infantil
Novo Hamburgo recebeu, nesta quarta-feira (9), um grupo de 28 professoras da Educação Infantil vindas dos estados de Goiás e Paraná, que realizaram uma imersão nas escolas municipais da cidade para conhecer de perto a proposta pedagógica local.
Durante a manhã, os visitantes passaram pelas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) João de Barro e Alecrim. No turno da tarde, a agenda foi concluída com visita à EMEI Arco-Íris. A programação foi organizada como parte do Projeto Ledeiras, que promove formação contínua a partir de práticas pedagógicas inspiradas nas infâncias, na arte e na literatura.
Educação com identidade e escuta ativa
Segundo a Secretaria de Educação de Novo Hamburgo, o município tem se destacado nacionalmente por sua abordagem educativa centrada na valorização das produções infantis, no respeito às expressões das crianças e na presença significativa da natureza nos ambientes escolares.“Essa é uma oportunidade de compartilhar nossas práticas e, ao mesmo tempo, escutar as experiências de outras educadoras. Para nós, é uma satisfação receber as colegas”, celebrou Regina Gomes, gerente de Educação Infantil de Novo Hamburgo.
Visita técnica encerra com troca de impressões
O grupo, formado por professoras dos municípios de Aparecida de Goiânia, Goiânia, Goianira, Mineiros, Pontalina e Trindade (GO), além de São José dos Pinhais (PR), finalizou o dia com um encontro no auditório da Prefeitura, onde foi apresentada oficialmente a proposta educacional da cidade.
Durante o momento de encerramento, as educadoras compartilharam suas impressões. A coordenadora do Projeto Ledeiras, Patrícia Lapot, destacou o envolvimento do grupo com a proposta da cidade. “Lemos muito sobre a educação de Novo Hamburgo. Estudamos os cadernos orientadores, os textos da proposta. Agora, estamos vendo a prática materializada. Vimos muita verdade no que está sendo feito com as crianças”, afirmou Patrícia, que também atua como professora em Goiânia.
Natureza e protagonismo infantil impressionam visitantes
A professora Marta Moreira, da rede de Trindade (GO), destacou o que mais a tocou nas escolas visitadas. “As impressões que tivemos foram fantásticas. A presença da natureza nas unidades chamou muito a atenção. Também nos tocou a forma como as produções das crianças ganham espaço nas paredes, refletindo suas investigações e criações. Isso mostra um compromisso real com a escuta das infâncias”, relatou.
LEIA TAMBÉM:
Guarda Municipal oferece curso de primeiros socorros no bairro Santo Afonso