Seminário mostrou o que os alunos aprendem sobre tributos em atividades práticas e em sala de aula. O programa hamburguense está inspirando outros municípios
Cerca de 500 pessoas assistiram nesta quinta-feira, dia 24, palestras e apresentações de trabalhos envolvendo o tema tributação, no 1º Seminário Regional de Educação Fiscal. Secretarias e docentes de outras cidades vieram conferir os resultados da experiência da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) hamburguense, com o programa Que Imposto Você Paga?
O projeto que começou em 2005, implantou no currículo das escolas municipais, aulas de educação tributária. A intenção do Seminário foi de dividir e multiplicar o conhecimento adquirido com o programa.
O Seminário antecedeu o evento desta sexta-feira, onde 1.500 alunos, participantes do projeto, estarão nas ruas de Novo Hamburgo em uma caminhada de conscientização sobre os impostos.
“Esse evento é importante porque visa mobilizar a sociedade a conhecer sobre um tema que está inserido nos mais diversos segmentos e a escola desempenha com excelência esse papel”, destacou o prefeito em exercício Raul Cassel, na abertura Seminário.
Maristela Guasselli, titular da Smed, destacou a abrangência do evento, que segundo ela, auxilia na formação do censo crítico dos alunos e em seu meio, pois acabam atuando como multiplicadores.
O agente fiscal do Tesouro do Estado e professor de economia da Ufrgs, Eugenio Lagemann, foi um dos convidados do Seminário. Durante o evento os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o Programa de Educação Fiscal do Estado (PEF/RS), que promove parcerias com os projetos municipais e tributação.
Alunos de 2º a 4º anos da escola municipal Arnaldo Reinhardt, de Canudos, apresentaram uma adaptação da lenda de Robin Hood. Eles desenvolveram a peça em sala de aula enquanto estudavam sobre os impostos. A encenação faz alusão ao que deve ser o objetivo dos impostos. Já que o arqueiro rouba dos ricos e doa aos pobres, e o imposto deve transformar em benfeitorias públicas o dinheiro arrecadado.
A escola do bairro Rincão, Getúlio Vargas, apresentou sugestões práticas pedagógicas. Como exemplo, usaram os alunos de 6ª série que na aula de matemática analisaram os recursos envolvendo um dos cardápios da merenda. Eles ainda, buscaram no próprio bairro exemplos de investimentos públicos provenientes dos tributos arrecadados nas três esferas de governo.