Obras nas escolas municipais atrasam, mas Smed garante que o ensino estará mais qualificado em 2007
Obras realizadas durante o período de férias escolares irão garantir que o ano letivo inicie com novidades para milhares de alunos. Em pelo menos nove escolas municipais, os estudantes irão encontrar mudanças quando as aulas voltarem, em 26 de fevereiro. Foram realizadas obras de construção, ampliação e reforma.
Nesta quarta-feira, a titular da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), Maristela Guasselli, visitou algumas obras e garantiu que a previsão de conclusão para depois de março não irá atrapalhar as aulas. Ela afirmou que cada uma das melhorias será para qualificar o ensino na cidade.
“Já somos referência em qualidade de ensino e essas melhorias nas acomodações certamente refletirão nessa qualidade cada vez mais superior que buscamos”, disse. Maristela teria pedido aos engenheiros de cada obra para que priorizassem as reformas internas nos prédios para evitar transtornos aos alunos.
A secretária esteve acompanhada do arquiteto da Secretaria de Obras Públicas (Semop), Édson Tosi, na obra do Centro de Educação Ambiental (CEA), em Lomba Grande, onde está sendo construído um galpão de palestras e um jardim aromático.
O CEA é um espaço pedagógico que conscientiza todos os estudantes da rede municipal sobre a importância da preservação ambiental e as duas obras permitirão maior acesso dos alunos ao espaço, bem como ampliação da didática de ensino na área ambiental.
Seu jardim aromático foi criado para atender especialmente às crianças com deficiência visual, que terão experiências com as plantas por meio dos cheiros que elas exalam e das texturas de suas folhas, flores e ramos.
Maristela também visitou as obras de ampliação e reforma nas escolas Martha Wartenberg, no bairro Canudos, onde estão sendo construídas três novas salas além da ampliação da biblioteca e reforma dos banheiros, e na escola Eugênio Nelson Ritzel, que receberá um depósito, lavanderia e cobertura entre os prédios.
As obras integram o Plano de Ação pela Educação que prevê investimentos, até março, de mais de R$ 3,5 milhões em pelo menos nove importantes obras nas escolas municipais.
Duas delas devem ter terão a autorização para início assinadas nesta quinta-feira, dia 1º, pelo prefeito Jair Foscarini. Às 14h, ele estará na escola Maria Quitéria, no bairro Roselândia, autorizando o início da construção de uma quadra poliesportiva de 486 metros quadrados de área, beneficiando 400 alunos.
Às 15h, será assinado o termo que inicia a reforma da escola José Bonifácio, no bairro Primavera e que receberá uma área coberta de 171 metros quadrados, ampliação na cozinha, depósitos e sanitários, contemplando 380 estudantes. As duas obras somam cerca de R$ 330 mil em investimentos.