Escolas da rede pública de ensino recebem matrículas para transferência e reingresso a partir da quarta-feira
Os candidatos que fizeram a inscrição entre 15 e 19 de janeiro, para transferência e reingresso nos ensinos fundamental e ensino médio (2° e 3° anos), além do ingresso na 1ª série do ensino fundamental (a partir de seis anos e quatro meses completos no início do ano letivo), devem efetuar a matrícula na rede pública, em todo o Estado.
O processo seguirá até 13 de fevereiro, diretamente nas escolas. As vagas foram distribuídas de acordo com a capacidade de oferta e asseguradas somente no Município onde reside o candidato.
O candidato deverá comparecer à escola em que preencheu a ficha de inscrição e verificar para qual instituição de ensino foi designado.
As matrículas serão efetuadas nas escolas, mediante apresentação do documento de identidade ou da certidão de nascimento, comprovante de residência e histórico escolar. No ensino fundamental, a classificação ocorre a partir do zoneamento (local da residência), com prioridade para o aluno de idade menor.
Aqueles que não são classificados para a escola indicada, terão a vaga assegurada em outra instituição. No ensino médio, é considerada a procedência do aluno, tendo prioridade aquele que vem, pela ordem, de outro Estado, Município ou bairro.
As crianças com seis anos e três meses a seis anos completos até 28 de fevereiro poderão ser matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, a partir do dia 15 de fevereiro, diretamente nas escolas estaduais, na existência de vagas. Fonte: Secretaria Estadual de Educação do RS