Durante a apresentação da 26ª edição do Boletim Socioeconômico Trimestral da Acist-SL, foram divulgados dados que destacam tanto a recuperação econômica do município quanto a avaliação negativa na transparência na área da saúde. Após uma queda de 6,85% no segundo trimestre, a economia de São Leopoldo registrou um crescimento de 7,5% no terceiro trimestre de 2024. Esse desempenho foi analisado considerando arrecadação municipal, geração de empregos formais, variação do estoque de empregos, além dos índices econômicos IBC-BR (nacional) e IBCR-RS (estadual), e exportações.
No terceiro trimestre, o saldo de empregos formais foi positivo, com 1.161 novas vagas, elevando o total de empregos formais no município para 54.382. As exportações cresceram 2,8% em comparação ao mesmo período de 2023, gerando R$ 128 milhões, com destaque para embarques de armas, munições, motores e máquinas não elétricas. Os Estados Unidos representaram 42,2% das exportações, seguidos pela China com 11,4%, sendo que as vendas para os chineses cresceram 103,6% no período.
Em termos de perfil econômico, os serviços são o principal componente do PIB de São Leopoldo, representando 56,7%, seguidos pela indústria, com 26,5%, acima da média estadual. Este setor é impulsionado pela presença de grandes indústrias, incluindo multinacionais, que contribuem para o desenvolvimento econômico local.
Apesar da melhora econômica, São Leopoldo recebeu uma classificação ruim no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) na saúde, criado pela Transparência Internacional-Brasil. O município obteve avaliação equivalente à de Gravataí, enquanto Novo Hamburgo foi classificado como “Péssimo” e Canoas como “Regular”. O ITGP avalia transparência em recursos, ações e integridade, analisando critérios como contratos, compras e dados abertos, em quatro dimensões: plataformas de serviços, gestão e governança, transparência e dados abertos, e engajamento social.
O Observatório Social de São Leopoldo, credenciado pela Transparência Internacional-Brasil, destacou a importância de melhorar a divulgação das informações públicas e ressaltou que possui ferramentas para auxiliar nesse processo.
LEIA TAMBÉM: Princípio de incêndio na Secretaria de Segurança é controlado