Sentados à mesma mesa a prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt; o vice-governador do Estado, Gabriel Souza; e o secretário da Agricultura do RS, Giovani Feltes. Todos do MDB. A pauta: Fatima convidou Feltes para disputar a Prefeitura hamburguense ano que vem. O secretário não disse não, mas revelou ao Espaço do Ávila nesta sexta-feira, 5, “que é pouco provável” que venha concorrer.


O secretário, ex-prefeito de Campo Bom, atual suplente de deputado federal, não fechou as portas para o convite. Seguiu à risca a regra básica da política. Mas lembra que está numa secretaria de Estado de muitas demandas e desafios. Além disso, quando assumiu a Agricultura, recebeu a oportunidade de expandir suas bases pensando em retornar ao Congresso Nacional em 2026.
Vamos ao termo em questão: assim como pouco provável quer dizer “talvez não”, pode ser interpretado como “não é impossível”.
O certo é que o MDB não pode esperar. Nos bastidores do partido fala-se em outros dois nomes: o de Paulo Kopschina, diretor-geral da Comur, e o da ex-prefeita de Dois Irmãos e ex-presidente da Fundação de Saúde, Tânia Silva.