Cerca de duas toneladas de carne sem procedência foram apreendidas na manhã desta sexta-feira (9), em Lomba Grande, zona rural de Novo Hamburgo. A operação foi realizada pela Vigilância Sanitária do Município (GVS/NH), Secretaria Estadual de Agricultura (Seapi) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), após denúncia anônima.
No local, os agentes encontraram carnes armazenadas sem controle de higiene ou temperatura, além de produtos sem rotulagem ou identificação. Também havia peças jogadas ao chão. A ação confirmou a prática irregular de abate e comercialização de produtos de origem animal, configurando risco direto à saúde pública.
LEIA TAMBÉM: Cortel Cristo Rei se torna espaço de adoção neste Dia das Mães
Segundo a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Evelin Brand, a apreensão foi a maior já registrada nos últimos anos. “Essa é a primeira grande apreensão de 2025. No ano passado tivemos ações parecidas, mas com quantidades bem menores — nenhuma chegou perto de uma tonelada. Essa, com cerca de duas toneladas, é a maior operação dos últimos cinco anos”, destacou.
Nessa operação, cabe ao governo do Estado o gerenciamento do material recolhido, de acordo com os protocolos sanitários vigentes. Os responsáveis pela prática ilegal devem responder por crime contra as relações de consumo e outras infrações previstas na legislação sanitária estadual e federal.
A Vigilância Sanitária alerta a população para os riscos do consumo de produtos de origem desconhecida e reforça a importância de adquirir apenas carnes e derivados com selo de inspeção. Denúncias sobre práticas irregulares podem ser feitas de forma anônima pelo telefone (51) 3097-9400 – com a Ouvidoria da Prefeitura – ou por mensagem no WhatsApp (51) 99831-6500, Ouvidoria do SUS. A colaboração da comunidade é fundamental para garantir a segurança alimentar e a saúde coletiva.
LEIA TAMBÉM: Cinema gratuito e independente ocupa espaços públicos de São Leopoldo