As regiões no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, estão recebendo obras de galeria de drenagem, canalização pluvial – com mais de 130 metros – e pavimentação com blocos de concreto. O projeto de estruturação do “valão” entre as ruas Sarandi e Caneleiras faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Steigleder; selecionado em maio pelo Ministério das Cidades, na modalidade Periferia Viva – Urbanização de Favelas.
Segundo o secretário de Obras e Viação, Geraldo Passos, a galeria irá garantir uma maior vazão da água, diminuindo alagamentos ao permitir que o fluxo desde a Avenida Mauá escorra até a vala da Steigleder. A pavimentação e drenagem da região também estão sendo realizadas pela Prefeitura na rua Décio Freitas, onde serão implantadas calçadas e, futuramente, ciclovias. “Imagine que será feita uma ligação entre a Avenida Mauá e a Décio Freitas, chegando à Avenida dos Municípios e retornando à Avenida Mauá. Isso vai dar muito mais qualidade de vida para essa população”, concluiu.
PAC Steigleder prevê novas moradias
Com um investimento de mais de R$ 149 milhões, o PAC Steigleder será dividido em fases, contemplando toda a realização técnica do projeto: construção das obras de macrodrenagem, reassentamento das famílias em áreas de alagamento, urbanização e regularização fundiária da área, além de aportes para a realização de projetos sociais com os moradores da comunidade para enfrentamento da vulnerabilidade espacial e social.