O programa de Microcrédito da Prefeitura Municipal de NH oferece acesso ao crédito orientado para fortalecer os negócios que existem na cidade.
A primeira beneficiada do programa de Microcrédito Ta Na Tua Mão foi a cabelereira Claudete Silveira da Rosa, 40 anos. A iniciativa da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) visa promover o desenvolvimento dos empreendimentos produtivos proporcionando acesso ao crédito orientado, fortalecendo negócios existentes, sejam eles formais ou não. Dona de um salão de beleza no Centro de Novo Hamburgo, Claudete terá acesso aos recursos financeiros nos próximos dias. Ela disse que vai investir no seu estabelecimento com a compra de uma máquina de bronzeamento artificial.
O Tá Na Tua Mão apresenta como diferencial a disponibilidade para a população carente, que sofre com situações cadastrais formais exigidas para concretizar financiamentos, como a comprovação de renda, de avalista e de tempo de funcionamento do empreendimento. A cabeleireira ficou sabendo do programa por meio do seu gerente bancário e aproveitou a oportunidade por causa das vantagens, como o baixo valor de juros.
“Acho o Tá Na Tua Mão muito interessante porque sempre temos vontade de crescer, mas nem sempre temos oportunidade”, destaca Claudete, que já está pensando nos próximos equipamentos que deseja comprar assim que quitar o primeiro crédito.
Com o Tá Na Tua Mão, o crédito pode ser aplicado tanto em capital de giro como em capital fixo para a criação, formalização, legalização, crescimento e a consolidação de empreendimentos formados por: micro e pequenas empresas, cooperativas, associações, empreendimentos da economia doméstica e familiar, profissionais liberais, empreendedores individuais, empreendedores solidários, movimento das mulheres, movimento negro, movimento de luta pela moradia e movimento nacional dos catadores.
Como aderir
Para aderir ao programa Tá Na Tua Mão é necessário morar em Novo Hamburgo, ser maior de 18 anos, ter atividade produtiva de no mínimo seis meses e apresentar condições de gerar empregos (mesmo que a longo prazo) e dificuldade de adquirir crédito.
Os interessados podem consultar mais informações diretamente na SEDETUR (Centro Administrativo Leopoldo Petry, Rua Guia Lopes, 4201, Canudos, 2º andar), ou pelo telefone (51) 3594-9940.