A tarde de domingo, dia 5 de junho, foi de atividades para os hamburguenses que foram ao Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão. Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente foram promovidas pela Prefeitura de Novo Hamburgo diversas ações culturais e de conscientização ambiental voltadas para as famílias, que lotaram o espaço. A Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) promoveu doação de mudas nativas, coleta de materiais como eletrônicos, óleo vegetal e pilhas e feira de adoção do CEMPRA.
A Secretaria de Educação (SMED) fechou a Semana do Brincar no evento com atividades lúdicas para as crianças do município. O Dia do Brincar teve troca de brinquedos e resgate de brincadeiras. A professora Michele Ramirez, 35, trouxe o filho Braian para realizar o escambo educativo. “É a primeira vez que venho ao Parque e nos interessamos pela troca de brinquedos”, comentou. O casal formado pela professora municipal, Luciane, 44, e pelo advogado Fábio Focesi, 46, trouxe as filhas Pietra, 10, e Thaís, 7, para aproveitarem a tarde. “Costumamos vir curtir o espaço, mas esse evento da Semana do Brincar e do Meio Ambiente nos estimularam a trazer nossas filhas hoje”, falou Luciane.
No evento também foi possível conferir a Feira da Economia Solidária, além de se exercitar com o Aulão de Ritmos, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), a partir do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e com as atividades de Alongamento, Ginástica, Yoga e Dança Circular, ministradas pelo Movimento Roessler.
A Semana do Meio Ambiente, que iniciou no dia 1º de junho e vai até o dia 11, é promovida pela Prefeitura, por meio de um trabalho intersetorial, envolvendo diversas pastas e liderado pelas Secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Educação (SMED), Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Comitê Gestor de Educação Ambiental de Novo Hamburgo (CGEANH) e o Programa Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos, Catavida.