Profissionais serão recebidos em Brasília, São Paulo e Fortaleza, onde passarão por testes e cursos preparatórios.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Dois mil médicos cubanos desembarcarão no Brasil a partir desta terça-feira, dia 28, para integrar o Mais Médicos. Eles se juntarão a outros 5,4 mil profissionais do país e serão encaminhados para postos de saúde de 412 municípios e a oito Distritos Sanitários Especiais Indígenas – DSEI.
Antes, porém, eles são esperados em grupos nas cidades de Brasília, São Paulo e Fortaleza. Lá, eles serão avaliados e farão um curso preparatório de três semanas antes que sejam enviados aos seus destinos no início de março. Esta será a terceira vez que profissionais cubanos participam do Programa.
Tanto os cubanos, quanto outros estrangeiros apenas assumirão os postos que não foram preenchidos por médicos brasileiros. Tal regra vale para municípios isolados, aldeias indígenas ou áreas afastadas que não tem cobertura de saúde. Atualmente, o Mais Médicos conta com 6.658 profissionais. Eles estão distribuídos em 2.166 cidades e 28 distritos indígenas.
“O Mais Médicos já atinge 23 milhões de brasileiros que não tinham um profissional no seu bairro, na sua cidade, no posto de saúde perto de casa”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele acrescente que este número praticamente dobrará nos próximos meses. “Vamos chegar, até o final de março e início de abril, a quase 46 milhões de brasileiros sendo atendidos pelo programa”, acrescentou Padilha.
Informações de Terra
FOTO: ilustrativa / IG