Ajuda aos municípios vizinhos. Assim tem sido os últimos dias em Dois Irmãos, município do Vale do Sinos que também teve prejuízos com a catástrofe climática no Rio Grande do Sul, mas não com a mesma dimensão que outras cidades. A Defesa Civil da cidade encaminhou duas cargas de doações para municípios atingidos pelas chuvas.
Um caminhão baú locado pela Administração Municipal foi para o município de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, com roupas de inverno e cobertores. Já com uma caminhoneta da Defesa Civil local foram encaminhadas doações de material de limpeza, roupas e calçados infantis para Cruzeiro do Sul, município do interior do Estado que possui mais mortes, 11 óbitos, além de oito pessoas desaparecidas.
A prefeitura de Cruzeiro do Sul estima que 50% da população está fora de casa, sendo 5,7 mil deslocadas e 448 desabrigadas.
O coordenador da Defesa Civil de Dois Irmãos e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edson Maicá, ajudou na entrega em Cruzeiro do Sul e ficou espantado com a situação do município. “É impressionante e muito triste a situação de Cruzeiro do Sul que teve muitos óbitos em função das enchentes”, relata.
Todas as doações encaminhadas foram arrecadadas e organizadas pelo grupo de voluntários “Juntos Mais Fortes de Dois Irmãos”, que promove ações de arrecadação, organização e limpeza para ajudar pessoas desabrigadas em diversos municípios. O grupo acompanhou a entrega no município do Vale do Taquari.
Na semana passada, a Defesa Civil municipal também entregou um carregamento de roupas para o Lions Clube em Novo Hamburgo, que fará a organização e o encaminhamento dos itens. Desde o início das enchentes, a Defesa Civil e a Administração Municipal de Dois Irmãos auxiliam entidades e voluntários no encaminhamento rápido das doações para municípios afetados.