Elaboração do Plano de Desenvolvimento Industrial vem sendo discutida para a atração de empresas, renda e empregos a Novo Hamburgo
Novo Hamburgo deu nesta quinta-feira o primeiro passo para a criação do distrito industrial, antiga reivindicação da comunidade. A previsão é de que o empreendimento seja instalado no bairro Canudos, no local onde hoje está o Aeroclube.
Será realizado um estudo de impacto ambiental em uma área de Lomba Grande, que irá receber os novos hangares e a pista de pouso e decolagem. O passo seguinte será abrir as negociações com os donos de áreas adjacentes ao local em Canudos. Somente após esta análise será possível desenvolver o projeto de instalação do distrito no local.
A questão vem sendo discutida pelos secretários Diego Martinez (Indústria, Comércio e Serviços), Carlos Miguel Hennemann (Obras Públicas), Silvia Mossman (Planejamento), Édison Siqueira Gomes (Fazenda) e Alvício Klaser (Meio Ambiente). Eles preparam o Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI).
“Já decidimos o local e também temos uma área para transferir o aeroclube. Inclusive a Diretoria de Planejamento já fez a análise da topografia do local”, esclarece Martinez.
Para saber se o local é realmente apropriado para a construção do novo Aeroclube, ainda será contratado um estudo para saber a viabilidade da obra. “Precisamos saber se não haverá impacto ambiental na área, como interferência na rota de aves migratórias”, afirma Klaser.
O distrito industrial deve reunir em um mesmo lugar as empresas que dependem de serviços de outras do mesmo segmento. “Ali, indústrias de calçados, por exemplo, terão a sua volta, fábricas de solados, palmilhas, etc., reduzindo custos e agilizando o processo”, destaca o Martinez.
Em recente entrevista ao portal novohamburgo.org, o prefeito Jair Foscarini afirmou que 44 empresas já tinham entrado com pedido de instalação ou ampliação em Novo Hamburgo.
“Temos como meta atrair empresas e não deixar que outras saiam daqui. Novo Hamburgo tem a oferecer uma logística e uma infra-estrutura completa”, frisa o secretário Martinez. A segunda reunião dos secretários ocorrerá em meados de fevereiro, assim que a análise dos 27 hectares da área pretendida for entregue.