Governadora do RS ressalta a qualidade do calçado brasileiro na abertura da Couromoda 2007
O otimismo marcou o discurso da governadora Yeda Crusius na abertura da 34ª Couromoda (Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro), nesta segunda-feira, em São Paulo. Entre outras questões, ela afirmou que os produtos brasileiros nada devem e nada temem no confronto qualitativo com quaisquer outros mercados produtores.
Sobre a participação gaúcha no setor calçadista, ela ressaltou o papel de liderança desempenhado nesta específica atividade, concentrando 70% da produção nacional.
“O povoamento do Rio Grande e sua economia andaram juntos com o gado e seus subprodutos. Há uma expressão muito repetida lá no meu Sul, segundo a qual é do couro que saem as correias. Ela é usada para significar que uma coisa depende de outra. Pois muita correia do nosso desenvolvimento dependeu, mesmo, do couro dos nossos rebanhos”, exemplificou.
A governadora ainda defendeu medidas de proteção ao calçado brasileiro, como a necessidade de restrição às importações asiáticas; coibir o contrabando e ampliar a TEC do Mercosul para 35%; e adotar medidas que contribuam para a demanda de dólares com conseqüente elevação da cotação da moeda.
A feira
A Couromoda segue até a próxima quinta-feira com 1.200 expositores representando mais de 3 mil marcas de calçados. A feira deve atrair mais de 60 mil profissionais de todo o Brasil e de outros 60 países ao Parque Anhembi, em São Paulo.