O mês de março nos contempla com duas datas muito importantes. A primeira é o dia 17, dedicado ao Dia Estadual de Preservação e Conscientização da Importância da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, instituído pela Lei Estadual nº 12 171, de 11/11/2004. A segunda, o dia 22, dedicado ao “DIA MUNDIAL DA ÁGUA”, criado pela Assembléia das Nações Unidas, através da Resolução A/RES/47/193 de 22/02/1993, cujo tema deste ano é: “LIDANDO COM A ESCASSEZ DE ÁGUA”.
A importância deste tema está no fato de que, a partir de agora, de forma clara e objetiva, a população brasileira é levada a encarar a escassez de água como algo passível de se fazer presente no dia-a-dia de cada cidadão, e que essa escassez importa em mudanças significativas de hábitos em relação ao uso de água.
Como já foi abordado em texto anteriormente publicado, estamos entrando numa nova era: A ERA DA ADAPTAÇÃO, e uma destas adaptações, é aprendermos a lidar com a escassez de água, o que implica em sua utilização apenas para uso nobre.
Nesse dia 22, e a partir dele, muitas ações de conscientização deverão ser desenvolvidas em todo o país, para que o uso racional da água se torne uma realidade.
Em nossa cidade estaremos desenvolvendo diversas atividades alusivas a essas datas, no período de 12 a 23 de março. Atividades nas escolas municipais através da Secretaria Municipal de Educação. Agentes Ambientais da Secretaria Municipal da Saúde, Agentes Comunitários e a COMUSA, que a partir do dia 17, estarão atuando em conjunto com as equipes dos Postos em todas as UBSs do Município, num trabalho de prevenção de saúde da população, focados no tema da Campanha, “AGUA É VIDA”.
Ainda no dia 17, o Movimento Roessler, participando da Campanha, estará na Praça do Imigrante com um stand onde o publico receberá informações sobre a entidade, divulgação da programação da Campanha e inscrição de voluntários para participar das atividades de campo, convidando a população para visitar o espaço Albano Hartz no Calçadão, onde será montada um exposição com os mais diversos temas relacionados e conservação e preservação do nosso meio ambiente e palestras.
A exposição permanecerá nesse espaço do dia 17 até o dia 22 de março.
No dia 20, além da exposição, serão realizadas palestras tendo como tempo “As mudanças climáticas e suas conseqüências nos regimes hídricos e na biodiversidade”.
Quanto aos regimes hídricos, estes sofrerão alterações nos índices pluviométricos que, conforme a região produzirão períodos críticos de estiagem, ou enchentes, o que causará prejuízos em todas as áreas, mormente na agricultura.
Na biodiversidade, o impacto se dará através da necessidade de migração de espécies para outras áreas mais adequadas a sua sobrevivência ou, na impossibilidade dessa adaptação, muitas se extinguirão.
A migração causará o aumento de vetores que causarão transtornos para a saúde da população e a extinção atingirá espécies predadoras, importantes para manutenção do equilíbrio ecológico.
As palestras têm como publico alvo, técnicos da área ambiental e de saúde, estudantes, e comunidade em geral e ocorrerá em três horários: 09:00 hrs, 15:00 hrs e 19:00 no auditório do espaço Albano Hartz.
No dia 22, último dia da exposição, às 19:30 hrs, ocorrerá uma palestra aberta a toda a população, com o Dr. Milton Norberto Strieder, Doutor em Biociência pela PUC e Professor de pós-graduação da UNISINOS que abordará questões envolvendo o surto de mosquitos que atingiu cidades do Vale dos Sinos e Grande Porto Alegre.
Conforme cronograma elaborado com o Sr. Carlos Schenrlte, Secretário de Serviços Urbanos, serão realizados em dez sábados, mutirões de limpeza no arroio Pampa, cujas datas são: 17, 24 e 31 de março; 14 e 28 de abril; 05, 12, 19 e 26 de maio e 02 de junho, sob a coordenação da Defesa Civil.
Voluntários que quiserem participar das atividades de campo, como mutirões de limpeza, manutenção e recuperação da mata ciliar, manutenção e recuperação e plantio de árvores em pátios residenciais, comerciais, industriais. escolas, vias e logradouros públicos, as quais serão desenvolvidas durante todo este ano, poderão se inscrever no stand, da Praça do Imigrante, sábado, dia 17, durante os dias exposição no Espaço Cultural Albano Hartz, ou pelo telefone 9211-4220.
Acreditamos que somente ações envolvendo o poder público e a comunidade, serão capazes de recuperar os nossos recursos hídricos, conservar e preservar o equilíbrio ecológico do nosso meio ambiente, necessário a manutenção da vida.
Aceite o nosso convite e prestigie com sua presença das atividades desenvolvidas em prol do nosso Rio dos Sinos, através da campanha “EU AMO O RIO DOS SINOS – Água é Vida”, porque:
SÓ SE CUIDA DO QUE SE AMA E SÓ SE AMA O QUE SE CONHECE.
O nosso agradecimento a todos os que estão participando deste processo, através da Comissão de Gestão do Plano Estratégico para Sustentabilidade dos Nossos Recursos Hídricos; Aos apoiadores desta Campanha, engajados até o presente momento: Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, Câmara de Vereadores, Brindes Novo Hamburgo, Origem Comunicação e Assessoria, RB – Impressões Serigráficas, e Gruposinos (Jornal NH, Sinosnet e ABC 900).