As famílias são convidadas pela Prefeitura de Novo Hamburgo a quitarem suas dívidas com uma negociação amigável
Conforme relatório da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), o índice de inadimplência dos loteamentos populares, financiados pela Prefeitura de Novo Hamburgo, teve queda pelo sexto mês consecutivo. O percentual de julho foi de 38%, quatro pontos percentuais a menos que em junho.
Em janeiro deste ano, antes do trabalho da Sehab, 72% dos proprietários estavam com os vencimentos atrasados. No início do ano, a arrecadação da Prefeitura chagava a R$ 22 mil e hoje alcança R$ 56 mil.
Desde o fim de 2006, a Administração tem entrado em contato com os moradores inadimplentes através de correspondências, convidando-os para irem ao Centro Administrativo para uma negociação amigável. São 2.097 lotes populares nos bairros:
*São José: Kephas II, Flor do Vale e Colina da Mata.
*Canudos: Arroio Pampa, Alcântara, Eucalipto, Ícaro e pantera 1.
*Santo Afonso: Prado I e Prado II.
*Roselândia: Palmares e Vila das Rosas.
*São Jorge: Haas.
A medida trouxe aumento significativo na quitação das dívidas. No loteamento Alcântara, bairro Canudos, 62% das 118 famílias estavam inadimplentes. Em julho, o índice caiu para 19%, ficando apenas 20 famílias com atrasos no pagamento. O maior índice era na Vila das Rosa, 13 loteamentos com 87% de inadimplência, número que caiu para 51%.
Segundo a assistente administrativa da Sehab, Cecília de Oliveira, diz que cerca de 20 proprietários são atendidos por dia, querendo colocar em dia o pagamento dos lotes. Em dias de maior movimentação, mais de 40 pessoas recebem atendimento da secretaria, garante a assistente.
Para o titular da Sehab, Leandro Larssem, a queda na inadimplência gera mais recursos para o Município, o que permite maiores investimentos na infra-estrutura das áreas informais da cidade. “Com esse dinheiro temos mais disponibilidade de investir na população carente”, afirma.
Ainda no mês agosto, a Sehab irá enviar uma última correspondência para os 602 proprietários que restam quitar suas dívidas com a Prefeitura. Após o prazo determinado, os inadimplentes serão encaminhados para cobrança judicial.