Manhã desta terça-feira deve ser de frio congelante em todo Rio Grande do Sul.
Uma nova incursão de ar polar, de origem continental e com intensidade superior à da semana anterior, chegou ao Rio Grande do Sul entre os dias ?29 e?30 de junho de 2025, impondo uma sequência de madrugadas gélidas, geadas amplas e temperaturas abaixo de zero em diversas regiões, incluindo o Vale do Sinos.
A massa de ar frio avançou da Argentina e Uruguai, sendo considerada mais intensa que a da semana anterior. No sábado (28/6), registraram-se mínimas de até –17,1°C em Maquinchao e entre –13 ?e –14°C em várias cidades patagônicas — na Argentina.
Para o Rio Grande do Sul, em especial nas regiões do Sul, da Campanha e das Missões, a geada será intensa e as madrugadas de terça (1º/7) e quarta (2/7) estão previstas como as mais frias da semana, com mínimas abaixo de zero.
Na região dos Campos de Cima da Serra (incluindo São José dos Ausentes, Vacaria, Bom Jesus, Cambará do Sul) as mínimas devem ficar entre –5°C e –8°C. O alerta do Inmet neste domingo à tarde reforçou a informação de clima severo, com queda acentuada de temperatura para todo Sul do Brasil.
No Vale do Sinos, Porto Alegre e por toda Região Metropolitana, as mínimas devem ficar entre 0?°C e 4?°C, com as menores temperaturas em regiões mais frias, como Lomba Grande ou na zona Sul da capital. O Vale deve registrar geada nas madrugadas de terça e quarta. A combinação de céu limpo, vento calmo e mínimas próximas a 0?°C favorece a formação de gelo nas superfícies — o fenômeno conhecido como geada — devendo causar danos à agricultura e à vegetação urbana.
Frio congelante seguirá nos próximos dias
A tendência é de que o frio intenso se mantenha ao longo da semana com o ar polar perdendo força gradativamente a partir de quinta, mas ainda com madrugadas frias e com gradual elevação das mínimas no fim de semana.
LEIA TAMBÉM: