Pode participar de movimento quem tem entre 16 e 69 anos. Doador precisa estar bem alimentado e pesar mais de 50 quilos para contribuir com causa.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
É celebrado nesta segunda-feira, 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Esta é uma forma de iniciativas públicas e privadas homenagearem pessoas que, apenas em 2012, contribuíram para quase 300 mil doações no Rio Grande do Sul.
Uma bolsa de sangue pode ser usada em quatro situações clínicas consideradas como importantes. Elas podem, por exemplo, socorrer pacientes que estiveram envolvidos em algum acidente, passaram por cirurgias, transplantes ou por sessões de radioterapia e quimioterapia.
REQUISITOS – De acordo com o Ministério da Saúde, podem doar quem tem idade entre 16 anos (acompanhado pelo responsável legal) e 69 anos (se já for doador), do contrário, apenas até 60 anos. Antes de fazer a doação a pessoa deve estar alimentada, e ter uma saúde saudável. Ela não pode ter tido Hepatite depois dos 10 anos, não estar gripado, pesar mais de 50 quilos e levar consigo um documento com foto. Fica proibida a doação para quem está amamentando (caso o parto tenha ocorrido há menos de 12 meses), quem fez tatuagem no último ano ou ingeriu bebida alcoólica nas últimas 4 horas.
Uma alternativa para quem deseja doar sangue na região do Vale do Sinos é no hemovida do Hospital Regina. O local está aberto de segunda à sexta-feira, entre 07h30min e 12 horas e das 13 horas às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3553.8800, ramal 8747.
Informações de Zero Hora e Portal G1
FOTO: ilustrativa / telegraph.co.uk