O debate acerca da intolerância religiosa é pauta importante para São Leopoldo, desde 2019 o dia 16 de novembro é datado como o Dia Municipal de combate à intolerância religiosa, lei criada pelo então vereador suplente do município, Ismael Mendonça, com o intuito de promover a diversidade que se manifesta na pluralidade de crenças e rituais, em diferentes culturas, denunciar a violência em razão de credo e fomentar a boa convivência. Neste mesmo dia é celebrado o Dia Internacional da Tolerância, resolução adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que destaca o compromisso em promover o entendimento entre culturas e povos.
Neste ano, alusivo ao dia 16 de novembro, foi elaborado um subsídio para a realização de encontros e aulas especiais, sobre diversidade religiosa promovendo o respeito, a tolerância, o conhecimento e a boa convivência.A dinâmica conta com encontros e atividades para que professores e educadores consigam ilustrar a importância de respeitar a liberdade de pensamento, consciência e religião.
O material será distribuído aos professores da rede de ensino de São Leopoldo e educadores de organizações da sociedade civil. No dia 1 ° de novembro será feito o lançamento oficial, através de transmissão ao vivo pelas redes sociais, que contará com a participação do Padre Edson Thomassim, da Monja Kokai, do Pai Rodrigo Azevedo e do Professor Dr. Silon Ferreira. A cartilha tem apoio do Conselho Municipal de Povos de Matriz Africana, da comunidade Budista, Zen Vale dos Sinos, do Serviço Ecumênico Leopoldense e da ONG Trilha Cidadã.