O Dia do Desafio 2025 (DDD) marcou a 30ª edição do evento no Brasil.
Realizado na última quarta-feira, 28 de maio, o Dia do Desafio 2025 contabilizou atividades em aproximadamente de 460 municípios gaúchos. As ações de incentivo à prática de atividades físicas, culturais e ações solidárias realizadas pelo Sesc, em parceria com entidades e o poder público, mobilizaram cerca de 890 mil pessoas no Rio Grande do Sul.

O Sesc Novo Hamburgo reuniu, ao longo do dia, 44.395 participantes em uma série de atividades que estimularam a prática de exercícios físicos, integração social e ações solidárias em 12 municípios da região. A mobilização envolveu empresas, escolas, órgãos públicos e a comunidade local, reforçando o compromisso coletivo com a saúde, o bem-estar e a solidariedade. Além do foco na saúde e integração, o evento destacou-se pela arrecadação de 637 litros de leite para instituições assistenciais locais, reforçando o compromisso social da iniciativa.
Em Novo Hamburgo, as ações começaram cedo e foram distribuídas durante todo o dia. Colaboradores de empresas e entidades como Cigam, Senac, CDL, Sindilojas e Unimed participaram de atividades laborais. No Sesc, o Desafio com Idosos reuniu os núcleos dos programas da melhor idade do município para uma manhã de exercícios e integração. Escolas municipais promoveram atividades de alongamento, exercícios e brincadeiras em dois turnos, enquanto funcionários do Centro Administrativo da Prefeitura participaram de ginástica laboral e brincadeiras à tarde. A programação encerrou com a tradicional aula de ritmos e funcional na unidade do Sesc, que contou ainda com sorteio de brindes e camisetas para os participantes.

Entre os destaques, Campo Bom registrou o maior número de participantes, com 12.682 pessoas em ações nas escolas e caminhada com colaboradores da Saúde. Dois Irmãos movimentou 9.310 pessoas com dança nas escolas e ação na Prefeitura, estimulando a integração. Estância Velha contou com 7.620 participantes em ginástica, funcional e atividades laborais, enquanto Ivoti realizou alongamentos com dança guiada para 2.280 pessoas em escolas públicas e privadas. Araricá, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval e São José do Hortêncio também promoveram atividades diversas, como resgate de brincadeiras antigas, alongamentos, caminhadas e ações lúdicas.
Na região do Sesc São Leopoldo, a mobilização alcançou mais de 24 mil participantes, que se engajaram em atividades físicas e recreativas ao longo do dia, reforçando o compromisso coletivo com a saúde, o bem-estar e a solidariedade também nas cidades de Bom Princípio, Capela de Santana, Harmonia, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul e Tupandi.
A programação contou com uma série de atividades em diferentes espaços, como desafios de quilômetros percorridos na esteira, alongamentos, ginástica, jogos e brincadeiras, danças, lutas marciais, entre outras. Além disso, o evento incluiu na região de São Leopoldo também o Desafio Solidário, que arrecadou 400 litros de leite, destinados para as instituições sociais Turma Do Sopão, Lar Santa Elisabet e AMEPE (Associação de Meninos e Meninas de Progresso).

O encerramento das atividades do Dia do Desafio 2025 foi marcado por uma sessão solene da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, na qual a diretora do Sesc São Leopoldo, Andrea Guedes, recebeu uma placa em homenagem aos 30 anos do projeto, entregue pelo vereador Marcelo Pitol. “O sucesso da iniciativa só foi possível graças ao apoio de diversos parceiros, como o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, 25º Batalhão da Brigada Militar, prefeituras, secretarias, ACIST-SL, Sindilojas, Guarda Municipal, 2ª Coordenadoria de Educação, 2º Batalhão de Bombeiro Militar, Sesi, CDL e Câmara de Vereadores”, agradeceu Guedes. Na ocasião, a equipe do Sesc e parceiros realizaram uma ação de revezamento de atividades físicas carregando um troféu, simbolizando o aniversário do projeto.
Em todo o Rio Grande do Sul foram mais de 17,4 mil litros de leite arrecadados, que serão distribuídas para instituições sociais cadastradas no programa Sesc Mesa Brasil das sete regiões gaúchas.
As 48 academias do Sesc/RS também participaram do DDD com o já tradicional “Desafio da Esteira”. Ao longo de todo o dia, o desafio era ter alguém correndo ou caminhando, com revezamento, durante todo o tempo. Ganhava quem, ao fim do DDD, acumulasse a maior quilometragem percorrida. A vencedora, neste ano, foi Bento Gonçalves, com 102.340 quilômetros percorridos.
LEIA TAMBÉM: Vale do Sinos e região terão atividades especiais no Dia do Desafio
Sobre o Dia do Desafio 2025
Coordenado no Brasil pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) e conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO, criada originalmente nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e hábitos saudáveis. Em sua essência, ele é um movimento comunitário que acontece nas últimas quartas-feiras de maio, envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes a praticarem ao menos 15 minutos de atividade física no dia. Mais informações podem ser obtidas no site do Dia do Desafio.
Com informações: Sesc/RS