Novo Hamburgo enfrentará cidade cubana no Dia do Desafio, competição que motiva atividades físicas
Novo Hamburgo deu na manhã desta sexta-feira o primeiro passo para mobilizar a comunidade para o Dia do Desafio, iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc/RS) que busca motivar a população a praticar uma atividade física por pelo menos 15 minutos.
O prefeito em exercício, Raul Cassel, a primeira-dama, Iris Foscarini, secretários municipais, representantes de entidades e servidores participaram do lançamento do Dia do Desafio no Centro Administrativo. O evento contou ainda com a presença de Melissa Stoffel, coordenadora da iniciativa no Estado, e Marelane Beck Pinheiro, gerente do Sesc Novo Hamburgo.
O Dia do Desafio acontece sempre na última quarta-feira de maio. Neste ano, será realizado no dia 30. Novo Hamburgo irá disputar contra a cidade de Marianao, em Cuba, o título de quem irá mobilizar mais pessoas para participar da iniciativa.
Como 2007 é ano de Pan-Americano no Rio de Janeiro, as atividades em Novo Hamburgo serão voltadas ao esporte. O detalhe é que o desafio é contra uma cidade de Cuba, país de grande tradição em competições esportivas.
No ano passado, Novo Hamburgo reuniu quase 140 mil participantes nas atividades do Dia do Desafio, totalizando quase 60% da população, contra apenas 13% dos moradores da cidade de Petare, na Venezuela, sua adversária na ocasião.

Nos anos anteriores, também houve vitórias. Em 2005, venceu Cabimas, da Venezuela (com 43,7% da população participando). Em 2004, vitória sobre a também venezuelana Pedraza (57,16%). Em 2003, derrotou San Juan Sacatepequez, da Guatemala (43,78%). Em 2002, ganhou de Nueva San Salvador, de El Salvador (46,09%). Em 2001, vence a guatemalteca Amatitlan (48,64%).
A única derrota foi no primeiro ano de participação de Novo Hamburgo no Dia do Desafio, quando perdeu para Itu. Na ocasião, a cidade mobilizou 35,19% da população contra 87,44% da cidade paulista.
Raul Cassel afirmou que Novo Hamburgo, por tradição, investe muito no esporte, obtendo destaque em diversas modalidades e tendo a prática esportiva difundida pela cidade, inclusive nas escolas.
Melissa Stoffel ressaltou que a missão do Dia do Desafio é proporcionar saúde e qualidade de vida. Ela contou que viu a iniciativa nascer quando ainda morava em Novo Hamburgo e lembrou da realização de uma atividade de rapel no prédio da prefeitura.
Já o diretor municipal de Desporto, Marcelo Frozza, realizou uma brincadeira com os presentes para marcar o início da mobilização incentivou as pessoas a praticarem atividades durante todos os dias do ano, não somente no Dia do Desafio.
Junto a esta iniciativa, Prefeitura e Sesc também lançaram o Desafio Social, buscando doações de materiais esportivos que serão repassados a entidades que desenvolvam projetos na área. Os interessados podem preencher o cadastro no website da Prefeitura.

O adversário
Marianao é uma cidade próxima de Havana, capital de Cuba, que conta com cerca de 139.500 habitantes. Seu nome vem do indígena Mayanabo, que significa “terra entre rios”.
A cidade tem a maior universidade tecnológica do país da América Central, a CUJAE, e é também tida como a principal formadora de professores, com a escola Ciudad Libertad.
Também é destaque em Marianao o apelo às artes plásticas, com a mais antiga escola de pintura instalada no município, responsável pela formação de importantes pintores cubanos.
Em termos de turismo, o principal atrativo de Marianao é o lendário Cabaret Tropicana, famoso em todo o mundo por seu espetacular show.
Desafio pelo Rio Grande
No Rio Grande do Sul, as inscrições bateram o recorde, chegando a um total de 341 cidades participantes. Isto significa um crescimento de 21% em relação ao ano passado e a presença do Dia do Desafio em 68,5% dos municípios gaúchos. O estado é o que reúne o segundo maior número de cidades participantes no Brasil.
Confira alguns outros desafios que irão ocorrer no dia 30 de maio:

Araricá X Carlos Gomes (RS)
Canoas X Irapuato (México)
Estância Velha X El Playón (Venezuela)
Esteio X Chiquimulilla (Guatemala)
Gravataí X Tunja (Colômbia)
Igrejinha X San Pedro Pinula (Guatemala)
Ivoti X Reyes (Bolívia)
Lindolfo Collor X Tabaí (RS)
Montenegro X Chichimila (México)
Morro Reuter X São Vendelino (RS)
Nova Hartz X El Puente (Bolívia)
Parobé X Ciro Redondo (Cuba)
Portão X Barberena (Guatemala)
Porto Alegre X Guadalajara (México)
Presidente Lucena X Harmonia (RS)
São Leopoldo X Lauro de Freitas (Bahia)
Sapucaia do Sul X Guaymas (México)
Taquara X Santa Bárbara (Guatemala)