Colorados torcem pelos gremistas no fim de semana contra o favorito Flamengo para ter chance de conquistar o nacional 30 anos depois. Torcida tricolor exige reservas no Maracanã.
Felipe de Oliveira [email protected]
Morumbi. Dia 02 de novembro de 2008. São Paulo 3 x 0 Internacional, com time reserva. Misto: sem Nilmar, D’Alessandro e Guiñazu. Jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Bastou para o tricolor paulista roubar a liderança do Grêmio e não mais devolver até o fim da competição.
Leia Mais
Veja quais eram as perspectivas até a rodada deste domingo
Os gremistas não esquecem. Tanto é que hoje exigem que a direção ponha reservas em campo no jogo que pode valer o título para o Flamengo no dia 06 de dezembro de 2009, no Maracanã. “Entrega, entrega, entrega…”. Era o grito que ecoava nas arquibancadas do Estádio Olímpico neste domingo, dia 29, depois da vitória sobre o Barueri por 4 a 2 e a manutenção da invencibilidade no Brasileirão 2009 dentro de casa.
Tudo porque em Recife o Inter virava contra o Sport. Depois de um mal primeiro tempo, fez 2 a 1 na etapa final e manteve vivo o sonho do tetracampeonato brasileiro 30 anos depois da última conquista. E mais: em pleno ano do centenário colorado. Só que tem um detalhe. Para ficar com o título, precisa torcer, ironicamente, para o maior rival dos 100 anos de história.
Empatando com o Flamengo no Rio de Janeiro o Grêmio abre caminho para o Inter, que depende também de vitória contra o Santo André dentro de um Estádio Beira Rio que não deve ter espaço para todo mundo. Os flamenguistas fizeram sua parte. Venceram o Corinthians fora de casa por 2 a 0. E sem Adriano “Imperador”. Agora, são os principais favoritos.
—
SÃO PAULO JOGA A TOALHA
O diretor de futebol do São Paulo já jogou a toalha. Com a goleada de 4 a 2 sofrida pelos paulistas no Serra Dourada por 4 a 2 para o Goiás, não será dessa vez o sétimo título do maior vencedor do Brasileirão. Pelo menos não se depender da opinião de Marco Aurélio Cunha. “Se o Inter vencer o Santo André em casa, ganha da gente no número de vitórias. Então, a nossa chance na última rodada é nenhuma”, admite. Os são-paulinos caíram do primeiro para o quarto lugar.
—
FLAMENGO FAVORITO, INTER AINDA SONHA,
PALMEIRAS E SÃO PAULO CORREM POR FORA
Cunha refere-se à situação da tabela com os resultados da penúltima rodada. O Flamengo é o novo líder com 64 pontos e depende apenas de uma vitória simples para levantar a taça pela sexta vez (reivindica a condição de campeão de 1987, embora o Sport seja oficialmente considerado pela CBF). O Rubro-negro carioca leva vantagem sobre os inimigos.
O Inter vem logo atrás nas apostas. Vice-líder, tem 62 pontos. Caso vença o desesperado Santo André vai a 65. Com um empate do Flamengo diante do Grêmio, terminariam gaúchos e cariocas com a mesma pontuação e o colorado levaria a melhor no número de vitórias. É bom lembrar, no entanto, que o time do ABC Paulista vem a Porto Alegre ainda sonhando em escapar do rebaixamento. Vencendo, tem uma remota chance de ficar na Série A.
São Paulo e Palmeiras têm os mesmos 62 pontos e ficam atrás do Inter também no número de vitórias. Ganhando seus jogos contra Sport (rebaixado) e Botafogo (lutando contra o rebaixamento), respectivamente, torcem por derrotas colorada e flamenguista. Na hipótese de os quatro concorrentes chegarem aos 65 pontos, a taça fica no Rio Grande do Sul justamente em função do primeiro critério de desempate. Para alegria do Inter, o número de vitórias.
—
DECISÃO HISTÓRICA
É a primeira vez na era de pontos corridos – desde 2003 – que quatro clubes chegam à derradeira rodada com chances. Quem acompanhou a rodada deste domingo, sentiu a emoção. Foi a sensação da equipe do Portal novohamburgo.org.
Segundo o matemático gaúcho Tristão Garcia, do site Infobola, a ordem de classificação neste momento reflete o favoritismo. Considera critérios como local das partidas, desempenho dos adversários e tendência verificada na média da competição. Faça a sua avaliação:
Classificação e últimos adversários
1º Flamengo 64 pontos (Grêmio, Maracanã)
2º Internacional 62 pontos (Santo André, Beira Rio)
3º Palmeiras 62 pontos (Botafogo, Engenhão)
4º São Paulo 62 pontos (Sport, Morumbi)
Chances segundo Tristão Garcia
Flamengo 76%
Internacional 18%
Palmeiras 3%
São Paulo 3%
—
PIFERO ACREDITA NA DIGNIDADE DO RIVAL, KROEFF
NÃO QUER INTERFERÊNCIA NA ESCALÇÃO DO GRÊMIO
Em entrevista coletiva após a vitória em Recife, o presidente do Inter demonstrou confiança ao falar do que espera do rival. “Eu acredito na dignidade do Grêmio. Nesse momento é o que eu posso destacar”, diz Vitório Piffero.
A julgar pelo discurso do mandatário gremista, não é nenhum absurdo. “Enquanto eu for presidente vamos jogar sempre para ganhar”, garante Duda Kroeff, mas alerta. “Que fique claro uma coisa: ninguém vai escalar o Grêmio. Quem escala o Grêmio, é o Grêmio!”
Questionado sobre a derrota com time reserva para o São Paulo no ano passado, Piffero não aceita a ilação de que prejudicou o rival. “Era diferente. Nós tínhamos um outro objetivo e conquistamos esse objetivo”, argumenta, referindo-se à Copa Sul-Americana. O que os gremistas contra-argumentam é que na 33ª rodada, em 2008, o Inter ainda tinha chances matemáticas de brigar por vaga na Libertadores. Poderia, portanto, ter escalado titulares contra o tricolor paulista. “Nossa prioridade já estava bem definida há muito tempo”, responde o presidente colorado.
Por fim, Kroeff se diz sensível às reivindicações da torcida gremista e aponta mesmo para time reserva contra o Flamengo. “Será feita uma avaliação durante a semana e vão jogar os que estiverem bem”, explica. “Esse jogo tem pouco interesse para nós e não nos interessa também o que está acontecendo com os outros.” Certo é que com ou sem titulares, em 18 jogos fora de casa o Grêmio só venceu um… Os colorados vão precisar de muita fé!
—
E VOCÊ, O QUE PENSA? QUEM SERÁ
O CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2009?
[poll “7”]
Com informações da Rádio Gaúcha