Uma das mais tradicionais agropecuárias de Novo Hamburgo está de despedindo.
Falamos da Agrícola do Vale, que após 45 anos, vai encerrar as atividades na tradicional Av. 25 de Julho, uma das mais tradicionais vias da cidade.
Fundada em 1977 pelo conhecido hamburguense Guaracy Antonio Velho, a marca se despede sob a administração do filho do fundador, Alexandre Velho, o querido Xande. “Temos milhares de lembranças. Fica uma linda história”, conta Xande, que tocava a empresa nos últimos tempos. O fechamento será no fim deste mês de dezembro e do ano de 2022.
Tudo começou em 77, na sede da padaria Brasil 24 horas. “Meu pai veio de uma empresa do mesmo ramo de Montenegro, se desligou, e abriu a Agrícola do Vale”, conta o hamburguense.

Até o ano de 1984, a Agrícola permaneceu ali, e, neste período, se estabeleceu na sua atual sede: o número 541 da 25 de Julho.
A mudança de segmento foi um grande paradigma da marca: até meados dos anos de 1990, o negócio era voltado para a area agrícola. Mas, nesta data, começa, também, o ramo PET. A empresa, nos anos 2000, teve filiais em Campo Bom e em três bairros hamburguenses, mostrando seu sucesso.
Xande conta que irá construir um novo negócio, em uma nova trajetória. Seu Guaracy irá curtir mais a vida, e terá mais tempo para a família. “Sempre prezamos pela satisfação do cliente, mantendo nossa família sempre no negócio”, diz Xande.
Nessa história, há a perda do irmão de Alexandre e do filho do seu Guaracy, Eduardo. “Com o falecimento do filho mais velho, Eduardo, mais uma barreira tinha de ser vencida. A cada etapa, cada passo, cada alegria e dificuldade, construímos essa história, que fica para sempre”, termina o filho.
O ex-prefeito Miguel Schmitz foi um assíduo cliente da loja e amigo pessoal de Guaracy. “Ao meu amigo e a essa família, desejo todo sucesso. Foram anos lindos, que passamos juntos”, afirma.