Novo catálogo do grupo Design Brazil leva para fora do país calçados e acessórios de alto valor agregado
A floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, serviu de cenário para mostrar aos Estados Unidos e à Europa a qualidade de calçados e acessórios produzidos por 15 marcas brasileiras, sendo duas de Novo Hamburgo.
O novo catálogo do grupo Design Brazil, que já foi distribuído em Nova York, entre 19 e 20 de setembro, será levado agora a Paris, de 4 a 8 de outubro, período que coincide com a realização da tradicional Semana de Moda na capital francesa.
O projeto envolve estilistas e empresas que atuam no segmento de calçados e acessórios de alto valor agregado e conta com o apoio da Brazilian Footwear, o Programa de Promoção às Exportações desenvolvido pela Abicalçados com o apoio da Apex-Brasil.
Segundo Cristine Kopschina, assessora de marketing do Brazilian Footwear e coordenadora do projeto, o catálogo ressalta a referência da cultura brasileira em cores, e em elementos da natureza. “O europeu valoriza muito este aspecto natural”, ressalta Cristine.
O catálogo apresenta as coleções de verão 2008 (de acordo com o calendário do hemisfério norte) das marcas de calçados e acessórios que se destacam por suas referências de brasilidade, criatividade e leitura de suas percepções. Entre elas, as hamburguenses Cavage e Louloux.
Para o calçado brasileiro, a participação em eventos de design, como as feiras parisienses, são uma oportunidade para mostrar o seu valor agregado. Cristine diz que, na Europa, o sapato do Brasil tem uma imagem alternativa entre o italiano e o chinês, ligado a um produto de média qualidade e preço baixo. Por isso, os europeus se espantam ao ver um calçado brasileiro de alta qualidade e a um preço que chega a 300 euros.
“Os looks ressaltaram a sensualidade desta mulher, de uma forma muito sutil e elegante. Cada detalhe do trabalho foi planejado com o objetivo muito claro de mostrar ao mercado de alto luxo o potencial do designer brasileiro”, destaca.

