Nesta quarta-feira, 7 de setembro, data de comemoração da Independência do Brasil, o desfile cívico de Novo Hamburgo marcou o encerramento da Semana da Pátria no Município. Mesmo com frio e ventos fortes, aproximadamente 20 mil pessoas estiveram no evento. Destas, cerca de seis mil participaram do desfile que reuniu mais 40 entidades. A Avenida Pedro Adams Filho, no Centro, foi o palco da atividade promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação (SMED) e a Comissão Organizadora dos Festejos Alusivos à Semana da Pátria. Este ano, a Semana da Pátria homenageou as instituições e espaços de inclusão e diversidade por meio do tema/lema “Sou o que sou pelo que todos somos. Bem-vindo ao lugar de possibilidades”.
O momento da chegada do fogo simbólico da pátria, conduzida pelos atletas dos Corredores de rua de Novo Hamburgo (Corvale), antecedeu o desfile. A chama foi recebida pelo prefeito em exercício, Roque Serpa, que junto ao deputado estadual Tarcísio Zimmermann, à secretária de Educação Interina, Jeane Schuch, ao Sub Comandante do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, Tenente Coronel Julio Cezar Brito de Souza, e ao Comandante da Bateria do Comando de Artilharia do Exército, Major Joel Henrique Fonseca De Ávila, acendeu a pira oficial. Serpa destacou o tema sobre a diversidade que deu o tom ao evento. “Que o lema da nossa Semana da Pátria seja nosso farol diário. Porque só por meio da inclusão, da democracia e da justiça, alcançaremos ordem e progresso, como estampa nossa bandeira”, ressaltou.
Mesmo com o frio intenso, a comunidade apoiou o evento. Muitas famílias levaram cadeiras e o tradicional chimarrão e acompanharam todo o desfile. A dona de casa Carina Brites, 37, e o engenheiro químico Darlan Correa de Andrade, 46, levaram o pequeno João Arthur, de um ano e três meses pelo segundo ano consecutivo ao desfile. “Gostamos muito ano passado. Vale a pena encarar o frio para prestigiar a comunidade”, afirmou Carina.
O Desfile
Fazendo jus ao lema escolhido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, o desfile de 2016 foi marcado pela diversidade. A primeira atração foi a Banda do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) de Novo Hamburgo. O trompetista Divalmir Dalmann, 44, esteve em mais um desfile com a banda. Segundo ele, já somam 26 anos de apresentações no Desfile Cívico da cidade. “Esta é minha maneira de demonstrar civismo e cidadania. É uma missão”, afirmou. O Desfile Militar, uma das atrações mais esperadas, assumiu a avenida em seguida iniciando efetivamente a parada. Mais de 200 militares do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado e do 16º Grupo de Artilharia de Campanha prestigiaram o evento.
No desfile, várias entidade locais e escolas do município e região levantaram a bandeira da inclusão. Diversas bandas marciais animaram a atividade, como a banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Novo Hamburgo. A apresentação, comandada pelo maestro Adair Mendes, emocionou o público presente. Outra banda que animou os que assistiam foi a Banda Marcial do Colégio Dr. Wolfram Metzler. Franciele da Rosa, 25, esteve no local para prestigiar a irmã que toca pratos na banda do Wolfram. “Eles ensaiam muito para esse dia. É amor à Pátria”, destacou.
Fotos: (Luana Chinazzo)