Temporal provocou transtornos com registros de destelhamentos, interrupção no fornecimento de luz e vias parcialmente bloqueadas, MetSul alerta para mais chuva
Um forte temporal atingiu o Vale dos Sinos, na tarde desta quinta- feira (29)deixando marcas por onde passou e causando transtornos nas cidades da região. Em várias áreas de Novo Hamburgo e São Leopoldo, a chuva intensa combinada com ventos fortes derrubou galhos, destelhou casas e provocou queda de energia em diversos bairros, deixando moradores sem luz por muitas horas depois da tempestade. Em alguns pontos, cabos e fios elétricos ficaram caídos nas ruas, oferecendo risco para quem trafegava a pé ou de carro.
Os serviços de emergência e equipes da Defesa Civil trabalham desde o fim do temporal para atender chamados e restabelecer a normalidade. Mesmo um dia após o registro dos estragos, partes da região ainda enfrentam problemas com o fornecimento de energia e pequenos alagamentos em ruas de áreas baixas, segundo relatos de moradores e boletins divulgados pelas prefeituras. As autoridades municipais seguem monitorando a situação, alertando a população sobre possíveis riscos remanescentes, como quedas de árvores e trechos com água acumulada.

Além dos prejuízos mais visíveis nas ruas e na rede elétrica, moradores também relatam dificuldades com a circulação em algumas vias nos dois municípios, além de transtornos no transporte público em horários de pico. A comunidade foi chamada a redobrar atenção nos próximos dias, pois as condições climáticas continuam instáveis e há possibilidade de chuva e ventos esporádicos nesta estação.
Previsão de mais temporal para esta sexta-feira
O tempo no Sul do Brasil, incluindo o Estado e o Vale dos Sinos, deve continuar instável, com possibilidade de chuva que pode ser forte em alguns momentos e pontos isolados ao longo do dia. Segundo informações da MetSul Meteorologia, áreas do leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem ter períodos de nuvens carregadas e chuva, com chance também de rajadas de vento e raios, embora o risco de tempo severo seja um pouco menor que nos dias anteriores.
LEIA TAMBÉM: Biblioteca pública de Ivoti encerra 2025 com mais de 6 mil livros emprestados
