…mais tempestade. Realmente, essa tem sido a resposta nos últimos tempos por todo o estado. Semana após semana, os municípios da região vêm sofrendo com os estragos causados pelas fortes chuvas e rajadas de vento provocadas pelo El Niño.
Nesta terça-feira, as cidades do Vale do Sinos viram o dia virar noite, por conta das chuvas intensas e tempestades que escureceram o céu do estado. Diversas cidades por todo o estado enfrentaram granizo nas últimas horas e algumas registram danos pelas pedras de gelo.

A partir desta quarta-feira, finalmente, o gaúcho deve ter uma maior sequência de tempo firme. O ciclone que passa pela região estará sobre o mar e a circulação ciclônica ainda traz chuva nas Metades Norte e Leste do estado gaúcho, mas com volumes menores.
A frente fria, que passava pelo Rio Grande do Sul, deve avançar por Santa Catarina e Paraná, com maior intensidade no território catarinense. Ar mais frio e de alta pressão vai avançar e começar a melhorar o tempo no Rio Grande do Sul.

Na tarde de quarta, o ciclone já vai estar mais afastado e a maior parte do Rio Grande do Sul já não terá mais registro de chuva. Na noite de amanhã, quase todo o Rio Grande do Sul terá tempo firme com estrelas e nuvens no céu na maioria das localidades sob ar mais frio e seco que deixará a temperatura baixa.
À medida que o ciclone se afasta no decorrer da quarta o tempo deve começar a melhorar aos poucos no estado. Chove ainda pela circulação ciclônica em vários pontos nesta quarta, mas em alguns locais do Oeste o dia já não terá mais chuva.
Na quinta, o Rio Grande do Sul vai estar sob a influência da crista de um centro de alta pressão no Atlântico Sul. O sol predomina no estado, embora nuvens se façam presentes ainda na maioria das cidades, especialmente nas Metades Sul e Leste.
Na sexta, o sol aparece com nuvens no estado e ocorrem momentos com maior nebulosidade em algumas áreas. No fim do dia, não se afasta chuva na divisa com Santa Catarina. No sábado, áreas de instabilidade atuam novamente no estado com chuva mais na Metade Norte. Mas entre domingo e terça, o sol predomina no estado com tempo bastante aberto. Frente fria chega ao Rio Grande do Sul no dia 4 de outubro com chuva e temporais.
Segundo a MetSul, o clima no momento está sendo influenciado por um El Niño em intensificação, assim que a chuva se torna não apenas mais volumosa como muito mais frequente no Rio Grande do Sul. Assim, os períodos de tempo firme e sol entre os eventos de chuva tendem a ser mais curtos, às vezes de não mais que dois ou três dias, como se viu neste mês de setembro.
Fonte: MetSul