Nesta quarta-feira, 2 de julho, o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo recebeu a visita de uma delegação formada por prefeitos, vice-prefeitos e secretários de nove municípios da Grande Florianópolis, Santa Catarina. A comitiva faz parte da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS) e esteve no museu com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a imigração alemã no Brasil, em preparação às comemorações dos 200 anos da imigração germânica no estado catarinense, que ocorrerão em 2029.
A diretora de Relações Institucionais do museu, Ingrid Marxen, conduziu a visita, apresentando o acervo e destacando a importância histórica de São Leopoldo como berço da imigração alemã no país.
De acordo com o historiador Toni Jochen, todos os municípios representados na visita têm origem alemã. Entre eles, São Pedro de Alcântara se destaca como a primeira colônia germânica fundada em Santa Catarina.
As cidades de Águas Mornas, São Pedro de Alcântara, Rancho Queimado, São Bonifácio, Alfredo Wagner, Angelina, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis, foram representadas na visita.
Durante a manhã, a delegação foi recebida pelo Consulado Brasil-Alemanha, em Porto Alegre. Após a passagem pelo museu, os representantes foram recepcionados pela prefeita em exercício de São Leopoldo, Regina Caetano. O próximo destino do grupo será o município de Nova Petrópolis.
O prefeito de São Pedro de Alcântara, Charles da Cunha, elogiou a estrutura do museu e a forma como o acervo é apresentado. “Com certeza levaremos muita informação relevante para nossas celebrações. Saímos daqui inspirados pelo cuidado e pela riqueza histórica que encontramos.”
LEIA TAMBÉM: