Evento que vem se consagrando como uma festa de consumo terá dois finais de semana em setembro do próximo ano
A direção da Fenac anunciou nesta terça-feira a data de realização da Festa Nacional do Calçado em 2008, que novamente terá o formato popular consagrado nas duas últimas edições, em Novo Hamburgo.
Animado com o sucesso da edição deste ano, o diretor-presidente da Fenac, Júlio Camerini, e o prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini, informaram que o evento acontecerá novamente em dois finais de semana: 5 a 7 e 11 a 14 de setembro de 2008.
Eles também divulgaram os resultados da pesquisa realizada pela Feevale e que mediu o grau de satisfação dos visitantes. O levantamento feito pelo Centro de Pesquisa e Planejamento da Feevale, em conjunto com o Laboratório de Opinião Pública do curso de Comunicação, através dos alunos da faculdade de Relações Públicas, revelou que a satisfação dos visitantes neste ano superou os 80%.
A partir dos resultados do estudo, Camerini definiu a Festa Nacional do Calçado como uma verdadeira “festa de consumo”. A pesquisa revelou que as classes A e B predominaram entre quem visitou os pavilhões da Fenac e traçou um perfil a patrir de dados relativos à estrutura, atrações, valores dos calçados, sugestões de melhorias e municípios de origem do público.
Jair e Camerini aproveitaram para apresentar as novidades previstas para 2008. O principal investimento será a instalação de um elevador unindo os pavilhões 1, 2 e 3 aos pavilhões 4, 5 e 6, facilitando o acesso aos portadores de deficiência e também aos idosos. “A festa teve um resultado positivo de R$ 130 mil que serão reinvestidos na estrutura do parque”, disse Camerini.
No total, durante os sete dias de evento foram gerados negócios de aproximadamente R$ 5 milhões. Somente em calçados, foram comercializados mais de 60 mil pares. “Vamos aumentar a oferta de sapatos masculinos e infantis para a próxima edição, criar lounges com charutaria, TV e internet, além de outras novidades que já estão sendo trabalhadas. O conceito da festa está no caminho certo”, finalizou.
Já para o prefeito Jair Foscarini, a Festa Nacional do Calçado trouxe resultados positivos antes do tempo. “Projetávamos empatar as despesas e receitas somente em 2008, mas já neste ano tivemos um resultado positivo. Agora vamos trabalhar para trazer ainda mais público para este evento que ajuda muito a auto-estima do setor coureiro-calçadista da nossa região”, disse.