Câmara dos Deputados instala no dia 21 a Frente Parlamentar do Setor Coureiro-Calçadista e Moveleiro
A Frente Parlamentar do Setor Coureiro-Calçadista e Moveleiro será instalada na próxima quarta-feira, dia 21, às 9h, no Plenário 5, pela Câmara dos Deputados. Na presidência da Frente estará o autor da proposta para sua implantação, o deputado federal Renato Molling (PP/RS).
Segundo Renato, a Frente, suprapartidária, que recebeu a adesão de mais de 200 deputados federais, terá na vice-presidência o deputado José Paulo Tóffano (PV/SP), 2º vice-presidente, Odacir Zonta (PP/SC), 1º secretário, Ciro Gomes (PSB/CE) e 2º secretário, Dr. Ubiali (PSB/SP).
A Frente Parlamentar terá como objetivos a defesa de dois dos segmentos produtivos mais importantes do país, responsáveis por mais de 10% dos empregos do setor industrial no Brasil e por um faturamento superior a R$ 40 bilhões, explica Renato Molling. No Rio Grande do Sul, as cadeias produtivas do couro, calçado e móveis representam quase a metade dos empregos formais.
Nos últimos anos, cresceram as dificuldades em decorrência, principalmente, da valorização excessiva do real frente ao dólar. Diminuindo assim, a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional e já provocou quedas nas exportações e no número de empregos. Só no setor coureiro-calçadista, foram quase 40 mil demissões nos últimos dois ano, segundo dados apresentados pelo deputado.
Molling afirma que a Frente terá como meta a formação de um grupo de parlamentares engajados na busca de soluções que permitam que os setores coureiro-calçadista e moveleiro voltem a crescer e competir no cenário mundial. “Uniremos forças e pressionaremos o governo. Precisamos encontrar saídas que compensem as perdas de postos de trabalho”, enfatiza.
Audiência pública debate crise do setor coureiro-calçadista
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados reunirá, às 10h da quarta-feira (21), no Plenário 5, instituições representativas do setor coureiro calçadista, juntamente com representantes do governo federal, para discutir a crise do setor coureiro-calçadista.
Ao término da instalação da Frente Parlamentar se inicia a audiência pública. “As empresas vêm fazendo o dever de casa, cortando custos, trocando materiais e equipamentos e buscando novos mercados. Mas tudo isso tem sido insuficiente para superar as dificuldades”, ressaltou o deputado Renato Molling. Mais de 500 pessoas foram convidadas para participar do encontro.
Fazem exposições na audiência os representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Teutônia/RS, da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Sapiranga, do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), da Associação de Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AICSUL), e do Sindicato das Indústrias de Calçados de Jaú/SP.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Gabinete do deputado federal Renato Molling