Sistema seleciona estudantes que desejam ingressar em alguma das 35 instituições federais de Ensino Superior cadastradas de acordo com a nota do Enem 2009.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O Sistema de Seleção Unificada – Sisu, abriu inscrições nesta quinta-feira, dia 10 de junho, para a etapa de meio do ano. São 16.573 vagas em 35 instituições federais em todo o Brasil.
Leia Mais
Clique aqui e inscreva-se no Sistema de Seleção Unificada!
As universidades Federal de Pelotas – UFPEL e Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, oferecem 886 e 492 vagas, respectivamente, neste segundo semestre de 2010. Os institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha e Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul têm 33 e 51 vagas disponíveis, respectivamente.
Até segunda-feira, dia 14 de junho, o Sisu seleciona estudantes para ingressarem nas universidades no segundo semestre de 2010. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, sem pagamento de taxas.
O candidato deve acessar o sistema e informar o número de inscrição e a senha cadastrada no Enem 2009. Caso o candidato tenha perdido seu número de inscrição ou sua senha do Enem 2009, deverá recuperá-la pelo site.
Enem
Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2009 têm direito à inscrição no Sisu. Vale lembrar que algumas instituições adotam notas mínimas em determinados cursos.
Nesse caso, no momento da inscrição, se sua nota não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.
Seleção
Há apenas uma rodada de seleção. No momento da inscrição, o aluno deve escolher até duas opções de curso. Ele também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas a políticas afirmativas (cotas).
Ao final do período de inscrição, o Sisu seleciona automaticamente os jovens com melhor nota em cada curso, segundo o desempenho no Enem 2009. Os candidatos serão escolhidos dentro do número de vagas abertas em cada carreira.
Caso tenha sido aprovado nas duas carreiras, o aluno poderá se matricular só na primeira opção e não poderá disputar vagas em outras etapas do processo, como a lista de espera, mesmo que não entregue os documentos na faculdade.
Quem for aprovado na segunda opção de curso continuará concorrendo para uma vaga na carreira escolhida como primeira opção, mesmo que já tenha feito a matrícula. Caso chamado para ocupar essa vaga, sua entrada no curso alternativo será cancelada. Quem não for chamado em nenhum dos dois cursos pode confirmar interesse em ficar na lista de espera e aguardar por uma vaga.
A lista de espera é uma lista única, e não irá considerar reservas de vagas para cotas e bônus eventualmente atribuídos pelas instituições à nota do candidato no Sisu. Sua utilização para convocação dos candidatos será feita a critério de cada instituição.
RESULTADO – O resultado do candidato estará disponível pela internet, nas instituições participantes e na central de atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.
ProUni
Quem estiver inscrito no Sisu também pode se inscrever no Programa Universidade para Todos – ProUni, desde que atenda aos critérios do programa. Ambos utilizam o Enem 2009 como critério para seleção dos candidatos.
Não é permitido que o estudante acumule uma bolsa do ProUni e uma vaga no Sisu. Por isso, se o candidato fizer a opção pelo ProUni, deverá abrir mão da vaga na universidade pública para a qual foi selecionado por meio do Sisu.
O mesmo vale ao contrário: o bolsista do ProUni pode se inscrever no Sisu, mas se for escolhido também terá que optar. É vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do programa e estar matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.
Informações de portal R7.
FOTO: reprodução