A ACORRS de Porto Alegre realizará curso sobre o uso da cal, ministrada pelo biólogo de Novo Hamburgo, Markus Wilimzig
A Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul – ACORRS, promove durante dois sábados – dias 29 de março e 12 de abril, das 14h às 18h, na Pinacoteca Aldo Locatelli, na rua Independência, próximo ao Palácio Piratini, em Porto Alegre um curso sobre “Argamassa de Cal”, voltado a restauradores, arquitetos, engenheiros, estudantes e profissionais que trabalham na área da construção civil. As aulas serão ministradas pelo biólogo hamburguense Markus Wilimzig. As inscrições podem ser feitas até dia 27 através do telefone: 3581-3524 ou e-mail: [email protected].
Conforme Markus Wilimzig, que também integra a diretoria da ACORRS, o curso será realizado levando em consideração que os edifícios antigos apresentam, normalmente, argamassa de assentamento e de recobrimento realizadas à base de cal e areia. Com a introdução de cimento Portland no mercado brasileiro as técnicas de elaboração destas argamassas foram, aos poucos, sendo perdidas. Para executar uma restauração adequada de um prédio antigo, lembra Wilimzig é necessário o conhecimento dos materiais usados originalmente, bem como a dosagem dos componentes e a sua aplicação.
O presente curso visa explicar como interpretar as análises de traço, bem como elaborar as argamassas para sua restauração e aplicação de rebocos a base de cal e areia. Durante o curso serão oferecidas aulas teóricas sobre: a história do uso da cal, a origem deste produto, os tipos existentes, a composição química deste produto, os tipos de areia, aglomerantes, granulometria, aditivos, métodos de análises de argamassas e interpretação dos resultados das análises de rebocos antigos. Haverá uma aula prática.
O biólogo Markus Wilimzig realiza desde 1990 trabalhos com análises de danos nas construções antigas. Executou análises em mais do que 70 construções históricas em toda Europa e no sul do Brasil. Atua hoje como consultor para restaurações de monumentos históricos e seu escritório está localizado em Novo Hamburgo.
O investimento para participar do curso será de R$ 100,00. É necessário ter pelo menos cinco participantes para que a atividade seja confirmada e poderá receber no máximo dez inscrições. Se houver mais de sete participantes o custo por indivíduo cai para R$ 75,00.