Entre lanches na Praça Concórdia, produtos coloniais e celebração da cultura japonesa, a cidade prepara uma programação gratuita para todos os gostos
Ivoti vai oferecer, neste fim de semana, uma série de atividades gratuitas para quem quer aproveitar com a família: lanches gostosos, feira de produtos coloniais e uma celebração da cultura japonesa. Começando pela versão oriental: a a 2.ª edição da “Noite Cultural e Gastronômica da Colônia Japonesa” será realizada no sábado, das 17h às 23h, com entrada franca. Haverá pratos e sobremesas típicas do Japão, apresentações culturais, atividades tradicionais, espaço recreativo, exibição de animes e uma lona de cobertura para garantir que o evento ocorra mesmo se chover. A organização fica por conta da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira da Colônia Ivoti (ACENB), que também vai oferecer venda de comidas e artigos japoneses.
Paralelamente, no sábado e domingo, das 9h às 17h, o charmoso Núcleo de Casas Enxaimel, recebe a tradicional Feira Colonial. Expositores, flores, folhagens e artesanato, tudo ao redor de construções históricas que remetem à colonização alemã.
E se a vontade for por algo mais rápido e descontraído, a partir das 15h de sábado e domingo a Praça Concórdia se transforma em ponto de venda de lanches nos quiosques montados ao redor do playground. O cardápio traz crepes, pizza artesanal, pão com alho, salgadinhos, churros, waffles e doces e todo o ambiente conta com cobertura para maior conforto.
A importância da cultura japonesa em Ivoti
A cultura japonesa é parte essencial da identidade de Ivoti. Desde 1966, famílias imigrantes ajudaram a desenvolver a agricultura local e deixaram um legado preservado no Memorial da Colônia Japonesa, inaugurado em 2011. Além da contribuição econômica, a comunidade mantém vivas as tradições por meio de eventos culturais e gastronômicos, que fortalecem o sentimento de pertencimento e valorizam a diversidade que marca o município.
LEIA TAMBÉM: Feevale anuncia descontos em cursos de graduação para profissionais de segurança pública
