Professora do curso de Nutrição da Feevale dá dicas de como escolher o peixe da Semana Santa
Convidada pelo novohamburgo.org, a professora do curso de Nutrição da Feevale, Sônia Linden, preparou dicas para o consumidor que está se preparando para escolher o peixe para a Semana Santa. Segundo ela, a maior preocupação que se deve ter, é em relação ao armazenamento e higiene do produto.
Nos supermercados, o pescado deve estar exposto em balcão frigorífico, e na feira, envolto em gelo picado, sempre protegido do sol e de insetos. “Deverão ser acondicionados em refrigeradores ou câmaras frias com gelo, mas sempre numa temperatura de 4.ºC ou menos. Os fornecedores devem possuir um termômetro para avaliar periodicamente essa temperatura,”, aconselha.
Quanto ao manuseio, tanto em supermercados, como em feiras, o responsável deve usar luvas e avental. Outra dica é que “se os peixes forem transportados, o vendedor deverá orientar o cliente para levar em isopor ou outra alternativa, como usar gelo e muito papel em volta dos peixes”, afirma a professora Sônia.
Aparência
A aparência do pescado também deve ser verificada.”Tanto peixes de pele, como de escamas e mariscos deverão estar com a superfície firme e lisa e com odor característico de peixe. Os olhos devem estar bem brilhantes e a carne bem firme”.
“ Outra detalhe muito importante aos consumidores é saber a origem dos peixes, e se são fiscalizadas e possuem alvará da Secretaria da Saúde:, conta a nutricionista. Para quem tiver dúvidas, a Anvisa dispõe em seu site, uma cartilha sobre cuidados com peixes para o consumidor nesta semana santa. O site é http://www.anvisa.gov.br/
Depois de todos esses cuidados, e ir a feira ou supermercado, e escolher o melhor peixe para uma refeição tranqüila com a família.