Com as altas temperaturas do verão, o risco de câncer de pele aumenta devido à maior exposição ao sol. O médico dermatologista Giancarlo Rezende Bessa, do Hospital Sapiranga, alerta para os cuidados essenciais para evitar essa doença, que está se tornando cada vez mais comum.
“A maioria dos cânceres de pele está associada à exposição excessiva ao sol. A forma de reduzir esse risco é modificar nossos hábitos e proteção solar”, afirma Bessa.
Entre as dicas, o especialista recomenda o uso de protetor solar, roupas adequadas, chapéus e óculos de sol, além de evitar a exposição prolongada, especialmente durante as horas mais quentes do dia.
“Mesmo em dias nublados, a radiação ultravioleta ultrapassa as nuvens, tornando essencial o uso de protetor solar”, alerta.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura anuncia migração do sistema de gestão e suspensão de serviços
Cinco cuidados essenciais na prevenção do câncer de pele:
- Uso de Protetor Solar: Aplique protetor solar de amplo espectro com FPS adequado, reaplicando a cada 2 horas ou após nadar ou suar.
- Evite Exposição no Horário Crítico: Evite o sol entre 10h e 16h, quando os raios UV são mais fortes.
- Roupas de Proteção: Use roupas de mangas longas, chapéus e óculos de sol, e roupas com proteção UV, quando possível.
- Fique Atento a Mudanças na Pele: Observe pintas ou lesões que mudam de cor, forma ou tamanho e procure um dermatologista.
- Faça Exames Regulares: Realize exames dermatológicos periódicos para detectar alterações precoces.
LEIA TAMBÉM: Campo Bom inicia venda de terrenos para acampamento no Rodeio Nacional