Encontro da ACI teve como convidado o ex-ministro Pratini de Moraes e definiu próximos passos do setor
A reunião com o ex-ministro Marcus Vinícius Pratini de Moraes, atual presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), foi mais uma vez sediada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI), de Novo Hamburgo, nesta segunda-feira.
O encontro deu andamentos aos assuntos tratados anteriormente, onde várias propostas foram apresentadas visando a superação das dificuldades vividas pelo setor coureiro-calçadista. Dentre as definições está a formulação de um dossiê sobre o Vale do Sinos, buscando um projeto de renovação a médio prazo de vários segmentos, além do setor calçadista.
O projeto contará com a participação efetiva da Feevale, através do trabalho de inteligência local, utilizando-se de tecnologia e renovação. O ex-ministro vai atuar como colaborador, prospectando apoio financeiro para o futuro do setor coureiro-calçadista.
“Vamos em busca de uma nova fase, realizando reuniões, mostrando ações, e atraindo investimentos ante as dificuldades do Governo em resolver as questões desse segmento. Não temos perspectivas para curto prazo em relação às ações vindas do Governo, por isso temos que agir, em conjunto”, enfatizou Pratini.
A presidente da ACI, Fátima Daudt, também fez suas considerações. “Vamos trazer o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Economico Social) Luciano Coutinho até aqui e queremos recomendar os projetos da Feevale relacionados ao setor acadêmico e às áreas de design, tecnologia e marketing”.
O discurso de Fátima foi reforçado pelo aval do prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini.”Será um projeto de renovação para o Vale e cada um sai da reunião com uma tarefa definida”, sintetiza ele. Um novo encontro deverá ser agendado para a segunda quinzena de setembro, quando o ex-ministro deverá estar novamente na região.
Também estiverem presentes no encontro da ACI o vice-prefeito de Campo Bom Armin Blos, o reitor da Feevale, Ramon da Cunha, a pró-reitora de Planejamento e Administração da Feevale, Angelita Renck Gerhardt, o diretor do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Feevale Alexandre Zeni, o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) Rogério Dreyer, vice-presidentes da ACI, Lucas Redecker, João Belo e Otávio Cançado.