Prefeito Jair Foscarini comemora o crescimento de vagas de trabalho na cidade durante a 8ª Courovisão
O prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini, comemorou durante a 8ª Courovisão – Feira Internacional de Componentes, Couros, Químicos e Acessórios para Calçados e Artefatos, que encerra nesta quinta-feira, nos pavilhões da Fenac, a geração por parte do setor produtivo, de um saldo positivo de 925 novas vagas na cidade, em setembro, divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
O prefeito ressaltou o esforço que as empresas do setor coureiro-calçadista têm feito para sobreviver, e criticou a indiferença com que o governo federal vem tratando às reivindicações da cadeia calçadista. Ele citou como exemplo a marcha calçadista que levou centenas de desempregados e empresários a Brasília no ano passado e cujas reivindicações até agora não surtiram resultado efetivo.
Jair Foscarini ainda lembrou que só a participação do setor calçadista nos PIB’s gaúcho e brasileiro já justificaria a adoção de políticas personificadas para alavancar a produção de calçados e acessórios.
O líder do Executivo municipal disse que as ações lideradas pela prefeitura, como a realização da própria Courovisão e de outras importantes feiras calçadistas, como a Fimec, são acessórias e laterais e que, embora paliativos para as dores do setor, uma vez que promovem vendas e giram a produção, não resolvem o problema cuja solução está na adoção de políticas sérias e resolutivas para impulsionar a geração de produtos. A redução do custo Brasil e a desoneração das exportações são algumas medidas urgentes para o setor.
“A Courovisão deste ano é um sucesso, pois temos a presença de 80 expositores e estamos trabalhando em conjunto com as entidades parceiras, no desejo de projetar o crescimento da Courovisão de 2008 que passará necessariamente pela agregação de novos segmentos, sempre com o enfoque em moda e tecnologia”, destacou o diretor-presidente da Fenac, Júlio Camerini
A Courovisão é um evento realizado pelo Centro das Indústrias de Couros do Brasil (CICB), pela Associação das Indústrias de Curtumes do Rio Grande do Sul (AICSul), pela Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins (ABECA), Associação Brasileira, de Químicos, Técnicos da Indústria do Couro (ABQTIC), ASSINTECAL By Brasil e Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos (IBTeC).