A coruja da espécie Mocho Diabo, ou também conhecida como Coruja-Diabo, foi resgatada na tarde de quarta-feira (15), em Dois Irmãos.
Um morador contatou o Departamento de Meio Ambiente, após se deparar com a ave caída e com ferimentos, além de não conseguir voar e apresentava exaustão.
O animal foi encaminhado para a Toca dos Bichos, em Porto Alegre, que presta atendimento voluntário a animais silvestres, para reabilitação e, após, será novamente solta na natureza por profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Quem encontrar algum animal silvestre em situação de risco na rua ou atropelado, a orientação é que a pessoa entre em contato com o Departamento de Meio Ambiente através do telefone (51) 3564-8894.
O Mocho-diabo (Asio stygius) é uma coruja grande e discreta; ocorre em grande parte da América do Sul e Central, habitando uma ampla variedade de habitats, mas geralmente prefere matas abertas, como florestas decíduas, florestas de pinheiros, cerrado, campos com árvores esparsas, e até mesmo em parques urbanos. A dieta da espécie inclui roedores, morcegos e aves, desde pássaros pequenos até pombos-domésticos. O mocho-diabo, além de ter uma coloração com aspecto escuro, apresenta dois tufos de penas, bem proeminentes, que se parecem com orelhas acima da cabeça. Mede entre 38-46 cm, peso médio de 460 g (macho) e 685 g (fêmea).