O investimento de R$ 3,5 milhões beneficia cerca de 18 mil famílias em Estância Velha e 8 mil famílias em Portão.
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está finalizando um importante projeto de qualificação da rede de água e esgoto nas cidades de Estância Velha e Portão, no Rio Grande do Sul. As obras, que tiveram início em junho, incluíram a substituição de tubulações e a adutora de abastecimento na Rua Portão, com um investimento total de R$ 3,5 milhões.
Essas melhorias representam um marco significativo para aproximadamente 18 mil famílias em Estância Velha e 8 mil famílias em Portão. Um dos principais benefícios dessas intervenções é a resolução de problemas antigos, como oscilações no abastecimento de água e perdas de água tratada nos dois municípios.
Uma das principais adições ao sistema é a instalação de uma válvula controladora de nível (VCN) na Avenida Presidente Vargas. Esse dispositivo proporcionará maior estabilidade ao sistema de abastecimento, garantindo uma distribuição segura de água.
O prefeito Diego Francisco destacou a importância dessas obras para a qualidade de vida dos moradores: “Sem dúvida alguma, ter um serviço de abastecimento melhor e mais qualificado, com menos desperdício de água, é essencial nos dias de hoje. Como toda grande obra, a situação mexeu com o trânsito da cidade, mas ainda teremos uma contrapartida com uma expressiva recomposição do asfalto das ruas onde ocorreram os trabalhos.”
O superintendente da Regional Sinos Corsan, Márcio Galarça, enfatizou o compromisso e a eficiência na conclusão das obras: “Com satisfação novamente cumprimos o compromisso junto à população, entregando obras de relevância dentro do prazo programado, com a eficiência e qualidade necessária para o adequado atendimento às comunidades de Estância Velha e Portão. Tal resultado deve-se, principalmente, pelo comprometimento e alinhamento entre as entidades envolvidas.”
Durante as obras, o trânsito na Rua Portão, uma das vias mais movimentadas da cidade, pode ser impactado. A Corsan informou que, assim que as condições climáticas permitirem, a via receberá uma nova pavimentação asfáltica em toda a extensão da substituição de redes, com previsão de conclusão ainda em dezembro. Os locais dos reparos estão devidamente sinalizados.
Para dar continuidade aos trabalhos, a Corsan realizou uma nova abertura da rua para inspeção e preparação dos novos serviços na quarta-feira, 27. Nesta quinta-feira, 28, alguns locais poderão ter o trânsito bloqueado para a realização das obras.
Nesta quinta-feira. 27, está prevista a realização das interligações da nova adutora, que foi instalada através do método não destrutivo (MND). Durante esse período, haverá interrupção no abastecimento de água das 8 às 17 horas, com retorno gradual após as 17 horas e normalização a partir das 19 horas. O município de Portão também será afetado por essa interrupção temporária.
A Corsan estima que a via na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua São Pedro será liberada totalmente para o trânsito no dia 3 de outubro.
Para minimizar os inconvenientes causados pela interrupção no abastecimento de água, a Corsan disponibilizará caminhões-pipa para atender serviços públicos que possam necessitar de abastecimento durante esse período.